1 em cada 4 eleitores poderá mudar seu voto para Lula vencer no 1º turno, diz Genial/Quaest

Atualizado em 21 de setembro de 2022 às 12:20
Candidatos à Presidência: Lula (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB)
Foto: Montagem/Reprodução

A pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (21), revelou que o ex-presidente e candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua crescendo e chegando a 48,9% dos votos válidos. Segundo o levantamento, 33% dos eleitores de Ciro Gomes (PDT) e 26% dos de Simone Tebet (MDB) podem dar seu voto para Lula vencer no primeiro turno.

De acordo com os dados da sondagem, 1 em cada 4 eleitores irá se projetar ao voto útil, que vem ganhando adesão de artistas, influenciadores e populares nas redes sociais. Isso aumentaria 3 pontos percentuais para o petista, que precisa de apenas 1,1% para ser eleito no primeiro turno.

O levantamento aponta que 33% dos eleitores de Ciro estão dispostos a abandonar o pedetista para ajudar Lula na decisão do primeiro turno, além dos 24% de Tebet. Já entre os indecisos, 29% podem dar seu voto para Lula.

Gráfico com a mudança de votos para vitória de Lula no 1º turno
Foto: Reprodução/ Gráfico Genial/Quaest

Por outro lado, nesta pesquisa, o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) se manteve estagnado e permaneceu com 34% dos votos.

A pesquisa ainda avalia que 52% dos eleitores acham que petista deve voltar a ser o presidente. Enquanto isso, Bolsonaro conta com apoio de 44% para um eventual segundo mandato.

Gráfico com merecimento à Presidência
Foto: Reprodução/ Gráfico Genial/Quaest

“Falta cada vez menos tempo para Bolsonaro mudar o clima de opinião e reverter esse quadro. Se não ultrapassar Lula já no primeiro turno, fica praticamente impossível virar no segundo”, afirmou Felipe Nunes, CEO da Quaest em seu Twitter.

Segundo a pesquisa, para um eventual segundo, os números dos eleitores de Ciro e Tebet que votariam em Lula aumentaria, respectivamente, em 50% e 35% dos votos.

“Isso dá ao Lula 10 pontos de vantagem em votos totais sobre Bolsonaro. O que daria 55% dos votos válidos do 2º turno para Lula”, complementou Nunes.

A pesquisa foi realizada de forma presencial, com 2000 entrevistas ouvidas entre 17 e 20 de setembro. A pesquisa foi registrada junto ao TSE com o número BR-04459/2022, tendo sido seu contratante o Banco Genial. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e seu intervalo de confiança é de 95% (ou seja, a cada 100 pesquisas nas mesmas condições, 95 apresentarão o mesmo resultado).

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link