As demissões de pesquisadores da Casa Rui Barbosa repercutiram – mal – em universidades e centros de estudos norte-americanas. Na noite de domingo (12/01), uma Carta Aberta com 150 assinaturas de especialistas em estudos brasileiros – os chamados brasilianistas – nas academias norte-americana, entre outras, de Harvard, Yale, Princeton, Columbia, New York University, Georgetown, Stanford e Berkeley, foi encaminhada à atual presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa, Letícia Dornelles, reivindicando a suspensão da medida por ela adotada. Na semana passada, ela retirou de cargos comissionados cinco pesquisadores daquela fundação. Aos 150especialistas em estudos brasileiros juntaram-se ainda 20 acadêmicos latino-americanos,
O texto da Carta Aberta foi encaminhado à diretoria da ABI pelo seu idealizador, o professor James N. Green, da Brown University (EUA), historiador com uma longa relação com o Brasil. O documento trata a medida adotada por Letícia como “um desmonte do Centro de Pesquisa”. Diz ainda que os signatários reconhecem e louvam a “reputação internacional de excelência em pesquisa e reflexão” da fundação. Por tal motivo, demandam a imediata reintegração dos pesquisadores em seus cargos antigos.
As 150 adesões à Carta Aberta, como explicou o professor Green ao site da ABI, foram feitas virtualmente, com e-mail de cada um dos intelectuais autorizando a inclusão de seus nomes nesse manifesto.
Manifestação pública – Na tarde desta segunda-feira (13/01), às 15:00hs, está marcada uma manifestação na frente da Casa Rui Barbosa, na Rua São Clemente, no bairro de Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro. A ideia é realizar um ato em defesa da pesquisa e do ensino público. Forma a demonstrar a preocupação de todos com o futuro daquela fundação quase centenária – ela foi criada em 1924, um ano após a morte de seu proprietário.
Como Norma Couri mostrou no artigo O espírito de Drummond e a Casa de Rui, a Fundação, instalada no casarão onde Rui Barbosa (1849-1923) residiu e montou sua biblioteca particular com 23 mil títulos, abriga também “uma velha fantasia” de outro grande intelectual brasileiro, Carlos Drummond de Andrade: um museu da literatura.
Abaixo, a íntegra do documento, traduzido pelo seus próprios autores, encaminhado à presidente da Fundação Casa Rui Barbosa e a relação de seus signatários.
CARTA ABERTA EM DEFESA DA FUNDAÇÃO CASA DE RUI BARBOSA
Letícia Dornelles, Presidente
Fundação Casa de Rui Barbosa
Rio de Janeiro, Brasil
Nós, os abaixo-assinados especialistas em Brasil trabalhando nos Estados Unidos e na América Latina, queremos expressar nossa profunda preocupação com a tentativa de desmantelamento do Centro de Pesquisa da Fundação Casa de Rui Barbosa por meio da exoneração de seu diretor e dos chefes dos setores de pesquisa, que, além de serem dedicados pesquisadores, são profissionais de liderança em suas áreas de conhecimento.
Como especialistas em Brasil que fizemos pesquisa na Casa de Rui Barbosa, participamos em simpósios nacionais e internacionais aí organizados ou sabemos da sua reputação internacional de excelência em pesquisa e reflexão, tememos que essa medida reflita a falta de apoio ao importante trabalho realizado pela instituição sob a liderança dos chefes das unidades de pesquisa que foram arbitrariamente afastados de suas posições.
Demandamos o imediato retorno aos seus cargos de Antônio Herculano Lopes, Diretor do Centro de Pesquisa, bem como dos chefes das suas distintas unidades – Flora Süssekind, Charles Gomes, Joëlle Rouchou e José Almino de Alencar – para que possam dar prosseguimento às suas atividades.
Patrocinadores iniciais:
Amy Chazkel, Departamento de História, Columbia University
Barbara Weinstein, Professora de História, New York University
Bruno Carvalho, Professor de Línguas e Literaturas Românicas e Codiretor da Iniciativa Urbana Harvard Mellon, Harvard University
Bryan McCann, Professor de História, Georgetown University
Gladys Mitchell-Walthour, Professora Associada, University of WisconsinMilwaukee; Presidente da Brazilian Studies Association-Brasa (Associação de Estudos Brasileiros)
James N. Green, Professor de História do Brasil, Brown University; Diretor Executivo da Brasa
Marcelo Paixão, Professor Associado de Estudos Africanos e da Diáspora Africana,
University of Texas, Austin; Vice-Presidente da Brasa
Pedro Meira Monteiro, Professor de Espanhol e Português, Princeton University
Sidney Chalhoub, Professor de História e de Estudos Africanos e AfricanoAmericanos, Harvard University, Presidente-Eleito da Brasa
Stuart B. Schwartz, Professor de História, Yale University
Signatários
Adria Frizzi, Professora Adjunto, Francês e Italiano, The University of Texas at Austin
Alejandro Velasco, Professor Associado, New York University.
Alexandra Isfahani-Hammond, Professora Associada Emérito de Literatura Comparada e Estudos Luso-Brasileiros, University of California, San Diego
Alicia Ríos, Professora Associada de Espanhol, Syracuse University
Alvaro Jarrin, Professor Associado de Antropologia, College of the Holy Cross
Andreas Huyssen, “Villard Professor Emérito” de Alemão e Literatura Comparada, Columbia University
Ana Lúcia Araújo, Professora de História, Howard University 2
Anna M. Klobucka, Professora de Português e Estudos da Mulher e de Gênero, University of Massachusetts Dartmouth
Arcadio Díaz-Quiñones, Professor Emérito, Espanhol e Português, Princeton University
Barbara Cortizo de Aguiar, Arquiteta e Urbanista, The University of Texas at Austin
Beatriz Gonzalez-Stephan, Departamento de Espanhol e Português, Rice University
Benjamin Cowan, Professor Associado de História do Brasil, University of California, San Diego
Benjamin Goldfrank, Professor, Escola da Diplomacia e Relações Internacionais, Seton Hall University
Benjamin Legg, Professor Adjunto, Vanderbilt University
Brodwyn Fischer, Professora de História, Diretora do Centro de Estudos LatinoAmericanos, University of Chicago
Bruce Mannheim, Professor de Antropologia, University of Michigan
Cecilia Nuria Gil Mariño, Professora, Universidad de San Andrés / CONICET
Célia Bianconi, Chefe do Programa da Língua Portuguesa, Boston University
Celso Castilho, Professor Associado de História, Vanderbilt University
César Braga-Pinto, Professor de Espanhol e Português, Northwestern University
Charles Bernstein, “Donald T. Regan Professor Emérito”, de Inglês e Literatura Comparada, University of Pennsylvania
Christen A. Smith, Diretor, Centro dos Estudos da Mulher e de Gênero, The University of Texas at Austin
Christopher Dunn, Professor de Literatura Brasileira, Tulane University
Christopher Lesser, Geografia do Meio-Ambiente, University of California Berkeley
Christopher T. Lewis, Professor Assistente, Estudos Portugueses e Brasileiros, University of Utah
Clara Aczel, professora e pesquisadora, Facultad de Filosofía y Letras de la Universidad de Buenos Aires
Clélia F. Donovan, Professora Adjunta e Coordenadora da Língua Portuguesa, University of California, Berkeley
Colin Dayan, Professor de Direito, Vanderbilt University
Colin M. Snider, Professor Associado de História, University of Texas at Tyler
Cristina Mehrtens, Professora de História, University of Massachusetts Dartmouth
Cristina Pinto-Bailey, Professora Associada Visitante, Espanhol e Português, Washington & Lee University
Dale Tomich, “Bartle” Professor, Centro Fernand Braudel, Binghamton University
Daniel Link, Chefe, Programa de Estudos Latino-americanos Contemporâneos e Comparados, UNTREF, Buenos Aires, Argentina
David M. Halperin, W. H. Auden “Distinguished University Professor” de História e Teoria da Sexualidade, University of Michigan, Ann Arbor
Debora Diniz, Professora Visitante, Centro de Estudos Latino-americanos e do Caribe, Brown University
Edward Shore, Professor Adjunto, Centro de Bernard and Audre Rapoport de Direitos Humanos e da Justiça, The University of Texas School of Law
Eli Carter, Professor Associado de Literatura, Cinema e Televisão Brasileira, University of Virginia
Elizabeth Anderson, “John Dewey Distinguished University Professor” de Filosofia e Estudos da Mulher, University of Michigan, Ann Arbor
Erin Graff Zivin, Professor de Espanhol e Portuguese e Literatura Comparada, University of Southern California 3
Ernesto Hernández B., Chefe do Departamento de Semiótica e Estética, Universidade de Cauca Colombia.
Eyal Weinberg, Pesquisador de pós-doutorado do Instituto de Estudos Históricos, The University of Texas at Austin
Fábio de Sá e Silva, Professor Assistente de Estudos Internacionais e detentor da Cátedra Wick Cary de Estudos Brasileiros, Codiretor do Centro de Estudos sobre o Brasil, University of Oklahoma
Florencia Garramuño, Universidade de San Andrés, CONICET
Frank D. McCann, Professor Emérito de História, University of New Hampshire
Fred Moten, Departamento de Estudos da Performance, New York University
Gabriel Giorgi, Professor de Espanhol e Português, New York University
Gary Genosko, Professor de Comunicação e de Mídia Digital, Ontario Tech University
George Reid Andrews, Professor (“Distinguished Professor”) de História, University of Pittsburgh
George Yudice, Professor de Línguas e Literaturas Modernas, University of Miami
Geri Augusto, Professora Associada de Políticas Públicas e Internacionais, Brown University
Gonzalo Aguilar, Professor de Literatura Brasileira, Universidade de Buenos Aires
Graciela Montaldo, Professor, Departamento de Estudos Latino-americanos e Ibéricos, Columbia University
Graciela Monteagudo, Professora do Programa de Pensamento Social e Economia Políticas, University of Massachusetts, Amherst
Gwen Kirkpatrick, Professora de Espanhol e Português, Georgetown University
Hans Ulrich Gumbrecht, Professor Emérito de Literatura, Stanford University
Henrique Nardi, Professor de Desenho Gráfico e Tipografia, University of WisconsinMadison
Isabel Gómez, Professor Assistente, University of Massachusetts Boston
Isadora Mota, Professora Assistente de História do Brasil, Princeton University
Itamar Harrison, Professora Associada de Estudos Portugueses e Brasileiros, Smith College
Jacques Lezra, Professor, Departamento de Estudos Hispânicos, University of California—Riverside
James Irby, Professor Emérito, Espanhol e Português, Princeton University
James Woodard, Professor de História, Montclair State University
Javier Mocarquer, Professor Assistente de Espanhol, Providence College
Jeffrey D. Needell, Professor de História, University of Florida, Gainesville
Jeffrey Santa Ana, Professor Associado de Inglês, Stony Brook University, SUNY
Jerry Dávila, Professor de História, University of Illinois at Urbana-Champaign
João Biehl, Professor de Antropologia, Princeton University
Joel Wolfe, Professor de História, University of Massachusetts
John Protevi, “Phyllis M Taylor Professor” de Estudos Franceses, Louisiana State University
Jorge Coronado, Professor de Literaturas Latino-americanas, Northwestern University
José Juan Pérez Meléndez, Professor Assistente, University of California, Davis
Joseph Straubhaar, “Amon G. Carter, Sr. Centennial Professor” de Comunicação, University of Texas at Austin
Juan Carlos Quintero-Herencia, Professor, Departamento de Espanhol e Português, University of Maryland
Juana María Rodríguez, Professor e Chefe do Departamento de Estudos Étnicos, Universidade de Califórnia em Berkeley
Julio Ortega, Professor de Estudos Hispânicos, Brown University 4
Julio Ramos, Professor Emérito, Departamento de Espanhol e Português, Universidade de Califórnia em Berkeley
Karin Alejandra Rosemblatt, Professora e Diretora do Centro “Nathan and Jeanette Miller” de Estudos Históricos, Departamento de História, University of Maryland, College Park
Kathryn Burns, Professora de História, University of North Carolina-Chapel Hill
Kathryn Sanchez, Professora de Literatura Brasileira, University of Wisconsin, Madison
Kathy Swart, Professora, Pierce College, Washington
Katia da Costa Bezerra, Professora de Estudos da Mulher e de Gênero, University of Arizona
Kendall Thomas, Professor de Direito, Columbia University
Kirsten Weld, Professora de História, Harvard University
Krista Brune, Professora Assistente de Português e Espanhol, The Pennsylvania State University
Lawrence La Fountain-Stokes, Professor de Cultura Americana, Línguas Românicas e
Literaturas e de Estudos da Mulher, University of Michigan, Ann Arbor
Leila Lehnen, Professora Associada, Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros, Brown University
Leonel Lima Ponce, Coordenador Acadêmico Interino de Sistemas Sustentáveis do Meio-Ambiente, Pratt Institute
Leopoldo M. Bernucci, “Distinguished Professor”, Departamento de Espanhol e Português, University of California at Davis
Linda Rabben, Professora Associada de Pesquisa de Antropologia, University of Maryland
Lisa Covert, Professora Associada, College of Charleston
Lorraine Leu, Professora Associada de Espanhol e Português, University of Texas at Austin
Luiz Fernando Valente, Professor de Estudos Portugueses e Brasileiros e Literatura Comparada, Brown University
Macarena Urzúa, Professora Associada, Escuela de Literatura-CIDOC, Universidad Finis Terrae
Malcolm McNee, Professor Associado de Estudos Portugueses e Brasileiros, Smith College
Mara Loveman, Professora de Sociologia e Demografia, University of California, Berkeley
Maraci G. Aubel, Estudos de Políticas Educacionais, University of Kansas
Marc Hertzman, Professor Associado de História e “Conrad Humanities Scholar”, University of Illinois, Urbana-Champaign
Margaret Power, Professora de História, Illinois Institute of Technology Marguerite
Maria Aparecida de Souza Lopes, Professora de História, California State University, Fresno
Mariana Dantas, Professora Associada, Ohio University
Marilia Librandi, Professora Adjunta, Princeton University
Marina Bedran, Professora de Espanhol e Português, Princeton University
Marjorie Perloff, “Sadie D. Patek Professora” Emérita de Humanidades, Stanford University 5
Marshall C. Eakin, Professor (“Distinguished Professor”) de História, Vanderbilt University
Marta Peixoto, Professora Associada de Português, New York University
Mauricio Acuña, Departamento de Espanhol e Português, , Princeton University
Maxine L. Margolis, Professora Emérita de Antropologia, University of Florida
Misha Klein, Professora Associada de Antropologia, University of Oklahoma
Michael Amoruso, Professor Assistente, Occidental College
Michael Conniff, Professor Emérito de História, California State University, San Jose
Michael Hanchard, Professor de Estudos Africanos, The University of Pennsylvania
Nara Milanich, Professora de História, Barnard College, Columbia University
Natalia Brizuela, Professora Associada, Departamento de Espanhol e Português, University of California, Berkeley
Nathalie Bouzaglo, Professora Associada, Departamento de Espanhol e Português, Northwestern University
Nathaniel Wolfson, Professor Assistente de Literatura e Cultura Brasileira e LatinoAmericana, University of California, Berkeley
Nicola Gavioli, Professora Assistente Visitante de Português, Florida International University
Nicolas Shumway, Professor de Humanidades, Rice University
Okezi T. Otovo, Professora Associada de História e de Estudos Africanos e da Diáspora Africana, Florida International University
Ollie Johnson, Chefe de Departamento e Professor de Estudos Africano-Americanos, Wayne State University
Pablo Martín Ruiz, Professor Associado, Departamento de Estudos Românicos, Tufts University
Patricia Pinho, Professora Associada, University of California, Santa Cruz
Paula Halperin, Professora Associada de História e Estudos de Cinema, SUNY, Purchase
Paulina Alberto, Professora Associada de História, Espanhol e Português, University of Michigan
Pedro Erber, Professor Associado, Estudos Românicos, Cornell University
Rafael R. Ioris, Professor Associado de História Latino-Americana, University of Denver
Raimundo C. Barreto, Professor Assistente de Cristianismo Mundial, Princeton Theological Seminary
Randal Johnson, “Distinguished Professor Emérito,” University of California, Los Angeles
Rebecca Atencio, Professora Associada de Estudos Brasileiros, Tulane University.
Renata Moretti, Pesquisadora, Harvard University
Renata R. M. Wasserman, Professora Emérita, Inglês e Literatura Comparada Wayne State University
Rex P. Nielson, Professor Associado, Brigham Young University; Presidente da Associação de Estudos Portugueses
Richard Abel, Professor Emérito de Cinema Internacional e Estudos Midiáticos, University of Michigan
Robert Gay, Professor de Sociologia, Connecticut College
Robert Wilcox, Professor, Departamento de História e de Geografia, Northern Kentucky University
Roger Kittleson, Professor de História, Williams College 6
Roquinaldo Ferreira, “Henry Charles Lea Professor” de História, University of Pennsylvania
Sandra Contreras, Professora/Pesquisadora, Universidade Nacional de RosarioConicet
Sandra Messinger Cypess, Professora Emérita, Literatura Latino-Americana, University of Maryland
Sarah J. Townsend, Professora Associada de Espanhol e Português, Pennsylvania State University
Sarah Ann Wells, Professora Associada, University of Wisconsin, Madison
Sean T. Mitchell, Professor Associado de Antropologia, Rutgers University, Newark
Seth Garfield, Professor do Departamento de História, University of Texas
Severino João Albuquerque, Professor Emérito, Espanhol e Português, University of Wisconsin-Madison
Sinclair Thomson, Professor Associado de História, New York University
Sophia Beal, Professora Associada de Português, University of Minnesota
Steven F. Butterman, Professor Associado de Línguas e Literaturas Modernas, University of Miami
Sueann Caulfield, Professora Associada de História, University of Michigan
Susan Stewart, Professora de Humanidades, Princeton University
Sylvia Molloy, “Albert Schweitzer Professor Emérita” de Humanidades, New York University
Susan C. Quinlan, Professora Emérita, Estudos Brasileiros, University of Georgia
Tamara Falicov, Decano Associado de Pesquisa em Artes e Humanidades, University of Kansas
Thomas D. Rogers, Professor Associada de História, Emory University
Tiffany Joseph, Professora Associada de Sociologia e Assuntos Internacionais, Northeastern University
Vânia Penha-Lopes, Professora de Sociologia, Bloomfield College
Verónica Gago, Universidade de Buenos Aires-Conicet
Victor Goldgel-Carballo, Professor Associado, Departamento de Espanhol e Português, University of Wisconsin – Madison
Vivaldo Santos, Professor Associado, Língua e Literatura Portuguesa, Georgetown University
William Mello, Professor Associado de Estudos do Trabalho, Indiana University
Yuko Miki, Professora Associada de História, Fordham University