Destaques

33 dos 34 brasileiros entram em lista de estrangeiros que deixarão Gaza nesta sexta

O grupo de brasileiros abrigado em escola católica, localizada ao norte da Faixa de Gaza. Foto: reprodução

Após intensas negociações, os brasileiros e seus familiares em Gaza agora fazem parte da lista autorizada para deixar a região. No Brasil, o governo está organizando a logística para recebê-los, com a previsão de chegada neste final de semana.

Inicialmente, o grupo era composto por 34 pessoas, mas Jamila Ewaida, a avó de Shahed al-Banna, jovem de 18 anos, não havia recebido a autorização para deixar a Faixa de Gaza.

Agora, Jamila recebeu autorização para deixar o território palestino, de acordo com fontes do Itamaraty, que também afirmaram que a exclusão da idosa pode ter sido um “mero erro” e que “gestões e pedidos” para incluí-la estavam sendo feitos. A informação foi divulgada pela CNN Brasil.

A chegada do grupo está prevista para a Base Aérea de Brasília, seguindo o padrão de repatriados de Israel e da Cisjordânia. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deverá recebê-los no aeroporto, conforme informado pela colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S.Paulo.

Na capital federal, as agências da Organização das Nações Unidas (ONU) e órgãos do governo brasileiro estarão disponíveis para atender os brasileiros e seus familiares. O governo federal irá oferecer abrigo, documentação e alimentação para os brasileiros em Gaza quando forem repatriados. Haverá ainda a presença de médicos, psicólogos e um posto de imunização para fazer o atendimento imediato.

O Itamaraty informou que o grupo aguarda no posto fronteiriço de Rafah desde às 7h da manhã (horário local – 2h no horário de Brasília), à espera dos “trâmites necessários para a entrada no Egito e posterior repatriação para o Brasil”. Com a saída do grupo de Gaza nesta sexta-feira (10), a chegada está prevista para o Brasil somente no domingo (12).

Brasileiros alojados em escola católica de Gaza organizando malas — Foto: Divulgação

Caminho por ar e terra

Após a liberação da passagem de Rafah na fronteira com o Egito, as famílias terão um longo caminho por terra e, também, pelo ar até chegarem em Brasília.

Segundo a Embaixada do Brasil no Egito, assim que cruzarem a fronteira, será avaliada a necessidade de atendimento médico ainda em Rafah. Uma equipe do Itamaraty está sob aviso para recebê-los. O governo egípcio também montou um hospital de campanha para o atendimento dos estrangeiros.

No Egito, o grupo será recebido por uma equipe de diplomatas e pelo embaixador Paulino Franco de Carvalho Neto.

A partir de Rafah existem duas possibilidades de trajeto:

  • ida em um ônibus até o aeroporto de El Arish, que fica a 53 km de Rafah, para embarque no avião presidencial que já está no Egito à espera do grupo. A aeronave depois fará escalas no Cairo, Roma, Las Palmas, Recife antes da chegada no destino final em Brasília.
  • ou viagem até a cidade do Cairo em um ônibus. Neste caso, a previsão é que a viagem por terra dure entre cinco e seis horas.

A depender do horário de chegada, existe a possibilidade de o grupo dormir em El Arish ou no Cairo e seguir viagem no dia seguinte para o Brasil, nas mesmas escalas, de acordo com o embaixador.

O itinerário da missão seguirá um padrão semelhante à operação que resgatou 32 pessoas da Cisjordânia, com três paradas técnicas antes de pousar em Brasília: na Itália, Espanha e Pernambuco.

Vale destacar que a Operação Voltando em Paz, do governo federal, já repatriou 1.445 pessoas e 53 animais de estimação, provenientes de Israel e da Cisjordânia, desde o início do conflito entre Israel e o Hamas.

Yurick Luz

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Yurick Luz

Recent Posts

Após pedido de Leite, TSE descarta adiar eleições no RS: “Chance zero”

Ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) afirmam, em caráter confidencial, que é "zero" a chance…

8 minutos ago

Com medo de flopar, Bolsonaro ensina seguidores desativarem filtro político nas redes

Temendo "flopar" nas redes sociais com uma nova ferramenta da Meta, empresa que administra o…

24 minutos ago

Mercadante: Brasil enfrenta negacionismo econômico

No Palácio do Planalto, o presidente do BNDES defendeu que a reindustrialização do país exige…

40 minutos ago

Lava Jato: “Estou muito curioso”, diz Kakay sobre debate com Dallagnol

O advogado criminalista Antônio Carlos de Almeida Castro, conhecido como Kakay, vai participar de uma…

52 minutos ago

Netanyahu se revolta e chama de “absurdo” pedido de prisão do TPI contra ele

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, criticou o pedido de prisão do promotor do Tribunal…

2 horas ago

Casos de dengue no país superam 5 milhões e novo recorde é batido

Os números de casos de transmissão da dengue continuam a crescer e o Brasil atingiu,…

2 horas ago