34% dos eleitores da 3ª via votam em Lula caso ele tenha chance no 1º turno

Atualizado em 16 de março de 2022 às 16:45
34% dos eleitores da 3ª via votam em Lula caso ele tenha chance no 1º turno
Foto: Reprodução / Twitter

Nova pesquisa da Quaest Consultoria divulgada nesta quarta-feira (16) pela Genial Investimentos mostra a importância do voto útil para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Eleitores da terceira via, por exemplo, são cruciais para uma possível decisão da eleição ainda no primeiro turno.

A Quaest registrou o ex-presidente em primeiro lugar com 46% com o atual mandatário Jair Bolsonaro (PL) em segundo com 26%. Nem Bolsonaro, nem Lula ficou 25%. A pesquisa mostrou, no entanto, que eleitores desses outros candidatos podem mudar seus votos para evitar que um dos dois vença.

O levantamento questionou: “Se o primeiro turno fosse hoje e Lula tivesse grande chance de ser eleito sem precisar o segundo turno, você votaria nele mesmo preferindo outro candidato?”. 34% das respostas foram positivas, contra 66%. Já quando a mesma pergunta é feita para o atual presidente, 23% diz que sim e 77% responde negativamente.

Leia também:

1- Boric, novo líder chileno, declara apoio a ex-presidente petista: “Muito sucesso”

2- Em votos válidos, ex-presidente vence no primeiro turno, diz nova pesquisa

3- Kalil quer conversar com ex-presidente nas eleições de 2022: ‘Será um prazer’

Lula venceria no primeiro turno com terceira via

Os números mostram que se a eleição estiver muito polarizada, com um dos dois líderes perto de ganhar no primeiro turno, Lula tem a possibilidade de conquistar mais 8,5 pontos percentuais. Isso equivale a 34% dos eleitores da terceira via.

Já Bolsonaro pode subir até 5,7 pontos percentuais. Ou seja, 23% dos 25% que disseram preferir nem Bolsonaro, nem Lula.

Sendo assim, se houver uma campanha de voto útil pró-Lula, o ex-presidente tem chance de eventualmente ganhar a eleição no primeiro turno. O petista fecharia com 54,5% dos votos, contra 31,7% do atual mandatário.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link