5 atitudes que podem salvar o planeta

Atualizado em 3 de maio de 2019 às 15:33

A evolução trazida pelos recentes séculos tem facilitado grandemente a vida humana. Não só as estruturas mecânicas ajudaram a criar uma maior facilidade na realização das tarefas quotidianas e laborais; como as novas tecnologias vieram trazer novas dinâmicas de interação e os produtos de consumo vieram criar novas fórmulas de lazer e bem-estar.
O lado mais positivo de todas estas mudanças, no entanto, teve um preço. Esse preço, infelizmente, foi o gasto de muitos recursos terrestres, o aumento da poluição e a criação de um estado insustentável a nível ambiental, que coloca em causa a saúde pública e está a contribuir para a destruição de diversos ecossistemas.
A preocupação ecológica, felizmente, está presente no século XXI. Na sua individualidade e no seio de grupos de estudo científico, faz-se uma procura por soluções para ajudar a melhorar o estado do planeta e, potencialmente, salvá-lo dos danos provocados ao longo de centenas de anos.
Especialistas da ONU revelaram, num relatório recente, que o mundo está se transformando de forma rápida e que nos sobra somente uma dezena de anos para que possamos agir e salvar a Terra.
Venha conhecer atitudes ecológicas que poderão ajudar a salvar o planeta Terra da destruição.

1. Não faça uso de glitter

O glitter pode parecer inofensivo mas, na verdade, corresponde a micro-partículas de plástico que, quando removido, chega aos oceanos e altera significativamente a qualidade dos ambientes aquáticos, prejudicando estes ecossistemas.
Os cientistas querem banir o uso glitter, considerando-o uma verdadeira ameaça ao meio-ambiente.
Assim, deverá evitar ao máximo o uso deste produto.

2. Não utilizar palhinhas

Tal como acontece com o glitter, também as palhinhas com as quais bebe as suas bebidas têm vindo a tornar-se um verdadeiro atentado ambiental.
Este produto é usado durante 20 minutos no máximo, de uma forma desnecessária, e perdura por 5 séculos, sendo este o tempo que o plástico demora a decompor-se.
Se possível, beba por um copo reutilizável que não seja, também, de plástico.

3. Preferir os transportes públicos

As emissões de CO2 são um dos grandes problemas da nossa era. Se preferir andar de transportes em vez de sair de carro, estará a contribuir para a redução destas emissões e, assim, a evitar o aumento da poluição.
Se puder, escolha ainda alternativas de transportes elétricos, já que estes são menos poluentes do que os que recorrem aos combustíveis.

4. Escolher bem os detergentes

O uso de detergentes é essencial… mas os detergentes não são todos igualmente poluentes.
Procure escolher detergentes biodegradáveis, com um baixo índice de fosfatos. Estes serão melhores para o meio ambiente.
Além disso, aconselha-se que não ultrapasse a dosagem recomendada na embalagem, já que esse ato não contribuirá para uma melhor limpeza e será prejudicial para o ambiente.

5. Reutilizar os sacos e recipientes

Os sacos cedidos nos supermercados são maioritariamente de plástico. Uma boa alternativa será levar o seu próprio saco reutilizável, preferencialmente de um material biodegradável.
A escolha por este tipo de material contribuirá para reduzir a quantidade de plástico nos oceanos e ajudará a salvar o planeta.
Se não puder escolher sacos e recipientes de outros materiais, procure pelo menos reutilizá-los em vez de os descartar no final da utilização.