Brasil

63% dos brasileiros dizem que há homofobia no Brasil, diz pesquisa

Foto: Reprodução/Instagram

Uma pesquisa PoderData realizada entre os dias 19 e 21 de junho mostra que 63% dos brasileiros acham que existe homofobia no Brasil, dois pontos percentuais a menos que o resultado obtido em janeiro deste ano, o que está no limite da margem de erro. Outros 24% acreditam que não existe preconceito contra homossexuais no país, nove pontos percentuais a mais em comparação com o levantamento anterior. Já 13% dos entrevistados alegam não saber responder a pergunta.

As mais de três mil entrevistas foram feitas em 302 municípios de todos os estados brasileiros por meio de ligações para celulares e telefones fixos, preenchendo os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica.

Foto: Reprodução

A taxa dos que dizem ver preconceito contra homossexuais no Brasil é mais alta entre os moradores da regiões Sul (68%) e Nordeste (69%) e entre os que cursaram o ensino superior (72%).

Foto: Reprodução

Entre os brasileiros que aprovam o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL), 40% dizem acreditam que não há homofobia no país. Neste grupo, outros 49% pensam o contrário. Entre os que reprovam a gestão de Bolsonaro, o percentual que diz existir preconceito contra homossexuais é de 75%.

Foto: Reprodução

Entre os entrevistados, 44% se dizem a favor do casamento homoafetivo, número que tem um ponto percentual a menos que o levantamento feito em janeiro desde ano e seis a menos que a primeira pesquisa sobre o assunto feita pelo poderData, realizada em janeiro de 2021. Outros 39% se declararam contrários à união entre pessoas do mesmo sexo, enquanto 17% não souberam responder.

Foto: Reprodução

No grupo que se declara favorável ao casamento homoafetivo, há mais apoio entre jovens de 16 a 24 anos (49%), moradores da região Sul (51%), os que cursaram até o ensino superior (60%) e os que recebem mais de 5 salários (57%). Já entre as pessoas que são contra, as taxas são mais expressivas entre os nortistas (55%), os que cursaram até o ensino médio (44%) e os que recebem de 2 a 5 salários (46%).

Foto: Reprodução

Já entre os entrevistados que apoiam o governo Bolsonaro, apenas 25% aprovam o casamento homoafetivo. Neste grupo, 56% das pessoas são contrárias a essa união. Na faixa do “desaprova”, 61% são favoráveis e 28%, não.

Foto: Reprodução

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Jessica Alexandrino

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Jessica Alexandrino

Recent Posts

Neymar doa milhões um estuprador e nada às vítimas das enchentes no RS

Neymar Júnior provou, mais uma vez, quais são as suas sórdidas prioridades. Diante da tragédia…

18 minutos ago

RS: número de mortos sobe para 75 e 103 pessoas seguem desaparecidas

As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde o final da semana…

46 minutos ago

Desastres como o do RS já custaram mais de R$ 105 bilhões ao país; entenda

O Rio Grande do Sul enfrentou nesta semana uma tragédia causada por chuvas intensas, resultando…

1 hora ago

DCM ao Meio-Dia: Devastação ambiental, privatizações e falta de investimentos mandam conta

https://www.youtube.com/watch?v=C_fY5NWArv8 Gilberto Maringoni faz o giro de notícias e entrevista o jurista Paulo Ricardo Paes…

2 horas ago

Mortes em enchentes no RS chegam 66 e número supera tragédia de 2023

O Rio Grande do Sul registrou na manhã deste domingo (5) 66 mortes em decorrências…

3 horas ago

Chuvas no RS: fake news atrapalham resgates de pessoas ilhadas

O quarto dia da maior tragédia climática do Rio Grande do Sul foi marcado por…

5 horas ago