8/1: CNJ investiga se houve participação de juízes nos atos terroristas em Brasília

Atualizado em 12 de setembro de 2023 às 10:21
Bolsonaristas durante depredações na sede do Congresso, em Brasília. Foto: Reprodução

O ministro Luis Felipe Salomão, corregedor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), decidiu investigar uma suspeita de participação de servidores do Poder Judiciário e magistrados nos atos terroristas promovidos por bolsonarista em Brasília, no dia 8 de janeiro.

A decisão foi tomada nesta terça-feira (12), após o CNJ receber informações sobre o suposto envolvimento desses membros do Judiciário nas depredações das sedes dos Três Poderes, na capital federal. As informações foram divulgadas pelo Blog da Camila Bomfim, do G1.

Parte desses suspeitos teria se envolvido, inclusive, antes do próprio dia 8, ou seja, na organização ou na convocação para os atos. “Com efeito, é importante investigar a participação de servidores ou membros do Poder Judiciário tanto nas lamentáveis depredações dos dia 08/01 quanto nos períodos anteriores”, diz a decisão.

Jornal Nordeste
Bolsonaristas durante depredações em Brasília. Foto: Reprodução

Salomão também pediu que o ministro Alexandre de Moraes, relator do tema no Supremo Tribunal Federal (STF), envie informações sobre a suposta participação de magistrados nos ataques em Brasília.

“Oficia-se ao ministro Alexandre de Moraes para que sejam encaminhados a esta Corregedoria informações acerca da presença de servidores ou membros do Poder Judiciários em procedimentos investigativos e ações penais em curso, que tenham como objeto os episódios acima narrados”, diz o documento.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link