8 de janeiro: Abin alertou ex-chefe do GSI sobre conivência da PM durante ataque terrorista

Atualizado em 28 de abril de 2023 às 15:41
General Gonçalves Dias no Palácio do Planalto durante atos de 8 de janeiro. Foto: Reprodução

A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) alertou o ex-ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) Gonçalves Dias sobre a invasão da Praça dos Três Poderes minutos antes do ataque. Segundo o órgão, foi avisado que “forças de segurança policiais e militares” não iriam confrontar os terroristas. A informação é da Folha de S.Paulo.

No alerta, enviado às 13h40 daquele dia, a Abin disse que os manifestantes se pintavam como se fossem para “um combate”. “Iniciado o deslocamento para a Esplanada. Há discursos inflamados com pessoas pintando o rosto como se fossem para um combate. Há entre manifestantes relatos de que as forças de segurança policiais e militares não irão confrontá-los”, diz o comunicado.

A mensagem consta em documento mantido sob sigilo e enviado à CCAI (Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência) do Congresso Nacional no dia 20 de janeiro. O relatório é um compilado de mensagens trocadas pelo WhatsApp entre os dias 2 e 8 de janeiro.

As mensagens enviadas pela Abin foram destinadas a 13 órgãos ligados ao Sisbin (Sistema Brasileiro de Inteligência) e ao então ministro do GSI. Em depoimento à Polícia Federal, GDias afirmou que houve um “apagão” na inteligência e que não sabia qual era a classificação de risco na ocasião.

Na tarde do dia 8 de janeiro, foram enviados três avisos ao então ministro-chefe do GSI. O primeiro, às 12h05, dizia que os terroristas iriam para a Esplanada às 13h. Pouco depois, a Abin informou ter identificado  “discurso radical de vândalo com perfil já conhecido com ânimo exaltado”.

A última mensagem foi enviada somente ao ministro e alertou que forças de segurança poderiam ser coniventes com os bolsonaristas.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.