8 de Janeiro – PMs apontam inferioridade numérica e falta de reforços contra terroristas: “Quase fomos mortos”

Atualizado em 20 de julho de 2023 às 6:59
Atos antidemocráticos ocorridos no 8 de Janeiro. (Foto: Reprodução)

Policiais militares afirmaram à Justiça do Distrito Federal que foram agredidos e enfrentaram dificuldades para conter a invasão de terroristas extremistas ao Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro, em Brasília.

As declarações dos agentes de segurança ocorreram durante CPMI dos atos terroristas do dia 8 de Janeiro para apurar uma suposta lesão corporal cometida por um policial contra um vândalo.

Desde o ocorrido, a atuação da polícia vem sendo amplamente discutida. O acusado neste processo foi identificado como sendo o segundo-tenente Marco Aurélio Feitosa, que comandou uma das tropas do Batalhão de Choque da PM no combate às invasões da Esplanada dos Ministérios que culminaram na destruição das instalações públicas.

A partir do início de seu testemunho, Marco Aurélio apontou o número insuficiente de tropas como fator determinante para as dezenas de casos de policiais que acabaram agredidos pelos terroristas. Segundo ele, ao todo, o contingente possuía 20 homens, além de 16 voluntários. Do outro lado, os policiais estimaram a presença de 200 vândalos na sede da Presidência da República.

As testemunhas apresentadas pelo segundo-tenente no processo também apontaram número insuficiente de policiais como um dos motivos para um primeiro insucesso na operação. Além da ausência de reforços, a escassez de materiais e a superioridade numérica dos golpistas.

Os bolsonaristas não paravam, atacavam qualquer um que ficasse em seu caminho e seguiam destruindo os prédios públicos. Por conta destas características, outros dois policiais ouvidos no processo disseram ter sofrido lesões: a cabo Marcela Pinno e o subtenente Beroaldo José de Freitas Júnior.

8 de Janeiro. (Foto: Reprodução)

Algumas imagens corroboram a tese dos policiais e mostram o momento em que dois agentes caem de uma altura de quase três metros e após a queda, são agredidos pelos golpistas.

Marco Aurélio classificou o episódio como o “pior de todos” os “distúrbios civis no Distrito Federal”. Ele afirmou quase ter morrido durante as operações.

“O clima no interior era de caos. A gente fala que é de caos total. Até porque a nossa tropa estava com aproximadamente 20 homens – talvez um pouco mais ou pouco menos. Mas acredito que eram mais de 200 de pessoas lá no interior do Palácio. E nós já tínhamos enfrentado eles lá fora”, relatou.

“O ânimo deles era totalmente agressivo. Inclusive, eu quase fui morto. Eu e a soldado Marcela quase morremos nesse confronto, nesse primeiro momento. Estava ferido, fui socorrido depois disso todo ensanguentado, porque nem sabia que estava ferido. Mas depois fui identificado como lesionado”.

O subtenente afirmou que policiais machucados somente puderam buscar atendimento de saúde após o confronto ter sido pacificado. De acordo com ele, PMs com ferimentos leves, no entanto, seguiram atuando na operação.

Participe de nosso grupo no WhatsApp,clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link