TJ-SP derruba decisão que obrigava câmeras no uniforme de PMs

Atualizado em 25 de setembro de 2023 às 15:43
França e Tarcísio criticam câmeras
Câmeras acopladas em uniformes policiais são criticadas por pré-candidatos ao governo de SP
Foto: Reprodução

O desembargador Ricardo Anafe, presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), derrubou decisão liminar que obrigava o governo do estado a usar câmeras corporais nos uniformes de policiais militares em todas as operações intituladas “Escudo”. A decisão atendeu a pedido do próprio governador, Tarcísio de Freitas (Republicanos). A informação é da Folha de S.Paulo.

O governo de São Paulo argumentou que o uso obrigatório das câmeras implicaria em grande custo e representaria risco para a integridade dos policiais. O desembargador acolheu os argumentos e avaliou que os criminosos poderiam aumentar os ataques a agentes quando soubessem que não haveria operação policial por falta de câmeras.

“Caso mantida a decisão, por serem as operações ‘Escudo’ muitas vezes realizadas em regime de urgência, sem tempo necessário para o deslocamento de forças policiais ou câmeras para áreas distantes, as regiões do Estado que hoje não contam com Unidades da Polícia Militar que possuam COPs [câmeras operacionais portáteis], ficariam sem poder receber o apoio de operações”, escreveu Anafe em sua decisão.

A Operação Escudo teve início em julho, após a morte de Patrick Reis, e resultou na morte de 28 pessoas na Baixada Santista. A ação que pedia obrigatoriedade de câmeras foi protocolada pela Defensoria Pública estadual e pela ONG Conectas Direitos Humanos.

Na última sexta (22), o juiz Renato Augusto Pereira Maia, da 11ª Vara de Fazenda Pública de São Paulo, determinou que o governo do estado passasse a usar o equipamento em “todas” as operações policiais que “que tenham por finalidade responder a ataques praticados contra policiais militares”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.