“Próximos de fechar acordo”, diz Lula sobre negociações entre UE e Mercosul

Atualizado em 1 de dezembro de 2023 às 19:33
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente Lula. Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Lula afirmou que o acordo entre o Mercosul e a União Europeia deve ser fechado em breve. Nesta sexta (1), o petista teve uma reunião com a presidente do bloco europeu, Ursula von der Leyen, e com o o presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez, para tratar da negociação.

“Encontrei Ursula von der Leyen, presidenta da Comissão Europeia, e o presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez, para falar sobre o acordo União Europeia-Mercosul. Estamos próximos de fechar esse acordo, que vai beneficiar nossos países. Ótimos encontros em Dubai”, afirmou o mandatário.

Os três participam da Conferência das Nações Unidas para Mudança do Clima (COP 28) e há expectativa de que o acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia seja anunciado durante o evento. A negociação tem avançado desde setembro deste ano e representantes dos dois blocos têm feito reuniões nas últimas semanas.

O bloco europeu quer finalizar o acordo antes da posse do presidente eleito da Argentina, Javier Milei, que já sinalizou que pretende retirar o país do Mercosul. Um porta-voz da UE afirmou, no mês passado, que as negociações estavam sendo “extremamente construtivas”.

O governo brasileiro e de outros países do Mercosul também querem que o acordo seja finalizado rapidamente, mas querem que o bloco europeu reveja algumas exigências, principalmente na área ambiental. O acordo é discutido há mais de 20 anos.

Os dois blocos querem que o acordo seja finalizado em breve e que seja abrangente. As discussões estão na reta final, com a participação do Itamaraty e do Ministério do Desenvolvimento e da Indústria.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link