Por que Lira não vai participar do ato do 8/1 no Congresso

Atualizado em 8 de janeiro de 2024 às 12:59
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Foto: Sergio Lima/AFP

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), decidiu não participar da solenidade que acontece no Congresso Nacional nesta segunda (8) para marcar o primeiro ano desde o ataque terrorista à Praça dos Três Poderes. Ele alegou “problemas de saúde na família” para não comparecer ao evento, mas sua recusa também envolve motivos políticos. A informação é da coluna de Lauro Jardim no jornal O Globo.

O parlamentar tomou a decisão de não participar da solenidade neste domingo (7) e comunicou a aliados que não iria. Segundo um deputado próximo, Lira avalia que “o PT capturou a cerimônia de hoje e o discurso da cerimônia” e que o Palácio do Planalto atropelou a Câmara dos Deputados e o Senado Federal na organização do evento.

Ele também tentou agradar aliados, já que as bases do PP e do Centrão não concordam que o 8 de janeiro foi uma tentativa de golpe de Estado e classificam o atentado somente como uma baderna.

A decisão de não participar do ato também envolve um cálculo político: há eleição municipal neste ano e a disputa para a presidência na Câmara no próximo. Para Lira, a solenidade é muito identificada com o governo Lula e pode prejudicar seu desempenho e o da base aliada nas disputas.

Ataque terrorista de 8 de janeiro. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Lira faria parte de uma mesa de honra no evento e ficaria ao lado de Lula, do presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso. Ele decidiu publicar apenas uma nota no X (ex-Twitter) sobre o 8 de janeiro.

“Há um ano as sedes dos 3 Poderes da República foram atacadas e depredadas num ato de violência que merece ser permanentemente repudiado. Todos os responsáveis devem ser punidos com o rigor da lei, dentro do devido processo legal”, escreveu o presidente da Câmara.

O evento contará com a presença de governadores, parlamentares e outras autoridades, como prefeitos, ministros e magistrados de tribunais superiores. A solenidade terá início às 15h.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.