Por que depoimento de Freire Gomes pode ser positivo para o Exército

Atualizado em 6 de março de 2024 às 15:06
O ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira, o ex-presidente Jair Bolsonaro e o ex-comandante do Exército Freire Gomes. Foto: Eraldo Peres/AP

O Alto Comando do Exército acredita que a Força foi beneficiada pelo depoimento do ex-comandante Marco Antônio Freire Gomes à Polícia Federal no inquérito que apura tentativa de golpe de Estado. Para generais, seu interrogatório ajuda a “aliviar” as suspeitas sobre um movimento golpista na cúpula. A informação é da coluna de Bela Megale no jornal O Globo.

À PF, o general afirmou que participou da reunião em que o ex-presidente Jair Bolsonaro discutiu minutas golpistas, mas relatou que se opôs ao plano. Sua declaração segue a delação do tenente-coronel de Mauro Cid, que disse que o único que aceitou embarcar na trama golpista foi Almir Garnier, então comandante da Marinha.

Para o Alto Comando, os depoimentos ajudam a mostrar que, apesar de pressões externas, as Forças não abraçaram a iniciativa golpista. Generais da ativa ainda avaliam que Freire Gomes mostrou que o comando do Exército estava comprometido em trabalhar com a transição para o governo Lula.

Jair Bolsonaro foi implicado diretamente na trama golpista pelo ex-comandante do Exército. Foto: Evaristo Sá/AFP

Apesar de ser bem visto pelo Alto Comando do Exército, o depoimento de Freire Gomes é o que mais gera medo ao ex-presidente. Ele acredita que pode se afastar ainda mais da caserna e perder o apoio de militares.

O ex-comandante do Exército implicou diretamente o ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira, que tem sido blindado pela caserna, e Bolsonaro na trama golpista. Os generais Walter Braga Netto e Augusto Heleno, no entanto, têm sido abandonados pela Força.

Para o Alto Comando, os ex-ministros do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e da Casa Civil foram excessivamente subservientes a Bolsonaro.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.