Restaurante em SP deixa de vender estrogonofe em “apoio aos ucranianos”

Atualizado em 8 de março de 2022 às 14:28
Estrogonofe do Bar da Dona Onça
Estrogonofe do Bar da Dona Onça vai deixar de ser vendido em “apoio aos ucranianos”.
Foto: Divulgação

O Bar da Dona Onça, restaurante localizado no Centro de São Paulo, não vai mais servir estrogonofe. O motivo é a origem russa do prato, que está entre os mais pedidos do estabelecimento, com cerca de mil preparos por mês.

A receita foi adaptada e se tornou um prato popular na dieta dos brasileiros. No entanto, em “apoio aos ucranianos”, como disse a chef do restaurante, Janaína Rueda, o lugar tomou a decisão de não servir mais o tradicional prato.

LEIA MAIS:

1. Gatos russos são banidos da Federação Felina Internacional

2. Contra guerra, supermercado suspende importação e venda de produtos russos

3. Maestro russo é demitido da Ópera de Londres

Decisão sobre estrogonofe foi tomada em “apoio aos ucranianos”

“É a nossa forma de mostrar apoio aos ucranianos agora”, afirma a cozinheira ao UOL. Ela diz que a decisão foi tomada “em repúdio à guerra que o governo russo está promovendo na Ucrânia, matando e desabrigando milhões de inocentes”.

A chef garante que a iguaria vai voltar a ser vendida assim que essa “guerra triste terminar”. Segundo ela, o estrogonofe veio ao Brasil através de chefs europeus trazidos para cozinhar nos jantares chiques dos barões do café.

O prato, que continua disponível no cardápio do restaurante, deve ser retirado em breve. O DCM tentou entrar em contato com o estabelecimento, mas não foi atendido.

Gatos russos são banidos da Federação Felina Internacional

A Federação Felina Internacional (FIFe)decidiu banir os gatos russos após invasão na Ucrânia pela Rússia há uma semana. A decisão foi uma forma de tentar desencorajar junto a outras organizações e autoridades ao redor do mundo a continuidade da guerra.

União Europeia, Estados Unidos, Inglaterra, Japão, Suíça e outros unem esforços para impor uma série de sanções à Rússia, congelando ativos bancários, bloqueando exportações, entre outras medidas.

Mesmo entre as sociedades e corporações que não podem afetar diretamente a Rússia, Algumas instituições se mobilizaram em apoio à Ucrânia. Uma das ações inesperadas foi da FIFe, que realiza dezenas de concursos de gatos de raça todos os anos. A organização decidiu banir os felinos russos das competições.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Davi Nogueira
Davi tem 25 anos, é editor e repórter do DCM, pesquisador do Datafolha e bacharel em sociologia pela FESPSP, além de guitarrista nas horas vagas.