Lula: ‘Não é justo pedir paciência para quem tem fome’

Atualizado em 1 de janeiro de 2023 às 16:44
Lula discursa após ser empossado no Congresso Nacional

Durante discurso no Congresso Nacional após ser empossado, Lula reafirmou seus compromissos de governo e disse que “não é justo pedir paciência para quem tem fome”. O presidente apontou que o principal foco de sua gestão será o combate à fome e à miséria.

Fazendo um balanço do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, ele afirmou que sua gestão recebe um “desastre orçamentário” e que apresentou ao parlamento propostas para “apoiar a imensa camada da população que necessita do Estado para, simplesmente, sobreviver”.

“Não seria justo nem correto pedir paciência a quem tem fome. Nenhuma nação se ergueu nem poderá se erguer sobre a miséria de seu povo. Os direitos e interesses da população, o fortalecimento da democracia e a retomada da soberania nacional serão os pilares de nosso governo”, prosseguiu.

Segundo o presidente, a principal ferramenta para concretizar seu objetivo na nova gestão é a renovação Bolsa Família “mais forte e mais justo”. “Nossas primeiras ações visam a resgatar da fome 33 milhões de pessoas e resgatar da pobreza mais de 100 milhões de brasileiras e brasileiros, que suportaram a mais dura carga do projeto de destruição nacional que hoje se encerra”, aponta.

Durante o discurso no Congresso, o petista ainda avaliou que a democracia foi “a grande vitoriosa” da eleição deste ano. Ele ainda disse que, com sua vitória, encerra-se o “projeto de destruição nacional” promovido por Bolsonaro. Leia aqui o discurso do novo chefe do Executivo na íntegra.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.