“Ele saiu por conta própria”, diz Lula sobre ex-chefe do GSI flagrado com golpistas

Atualizado em 20 de abril de 2023 às 15:47
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-ministro-chefe do GSI, Gonçalves Dias
Foto: Reprodução

O presidente Lula afirmou que Gonçalves Dias, ex-ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), decidiu sair do governo “por conta própria”. O petista foi questionado sobre a demissão do general por jornalista enquanto se dirigia a um evento no Palácio do Planalto.

Repórteres do Valor e do jornal O Tempo perguntaram se ele havia ficado chateado com a demissão. “Não. Ele saiu por conta própria”, respondeu o presidente.

O mandatário se pronunciou sobre o caso um dia depois do pedido de demissão de GDias, como era conhecido o ex-chefe do GSI. Imagens das câmeras de segurança do Palácio do Planalto durante o ataque terrorista de 8 de janeiro foram divulgadas e acabaram resultando em sua saída do posto.

Nos arquivos, agentes do GSI apareceram cumprimentando e dando água aos invasores. O próprio general esteve no local e circulou pelo palácio enquanto os ataques ocorriam nos andares inferiores.

Geraldo Alckmin, vice-presidente, também se manifestou sobre a demissão. “Ele tomou a atitude que teria de ter tomado, que é pedir demissão, e o presidente aceitou. Então, bola para frente”, avalia, dizendo que a saída foi “equacionada”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.