Possível vazador da CNN, militar que deu água a golpistas era da equipe de viagens de Bolsonaro

Atualizado em 20 de abril de 2023 às 14:23
O capitão José Eduardo Natale de Paula. Foto: Reprodução

O capitão do Exército José Eduardo Natale de Paula Pereira, possível vazador da CNN Brasil e responsável por dar água a terroristas, era da equipe de viagens do ex-presidente Jair Bolsonaro. Indicado por Augusto Heleno, então ministro chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), ele viajou ao menos 15 vezes no ano passado. A informação é do jornal O Globo.

Formado na Academia Militar de Agulhas Negras, ele teve uma intensa rotina de viagens em território nacional e internacional em 2022. Entre julho e agosto, por exemplo, ele viajou com a comitiva de Bolsonaro a Juiz de Fora (MG) e a Foz do Iguaçu (PR) durante a campanha pela reeleição.

A maior parte das agendas de viagens do militar era na equipe de Hamilton Mourão. Ele foi a Portugal em novembro do ano passado junto do então vice-presidente, quando teve um encontro com o primeiro-ministro Antonio Costa.

Nas imagens do Palácio do Planalto durante a invasão divulgadas nesta quarta (19), o militar aparece cumprimentando invasores e distribuindo água para eles. Ele alegou, em entrevista à CNN Brasil, que tentou fazer uma “contenção de danos”.

“Se tivesse uma força proporcional teria prendido. Uma coisa é você sozinho no meio de 300, 400, 800 que estavam lá dentro e querer sair prendendo todo mundo”, justificou.

José Eduardo foi afastado do cargo logo após o ataque terrorista pela administração do ex-ministro-chefe do GSI Gonçalves Dias. Ele também é investigado pela Polícia Federal (PF) e pela corregedoria interna do gabinete, que apuram a conduta de servidores durante a invasão.

Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que todos os agentes que aparecem nas imagens sejam identificados e ouvidos.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link