“Promover a paz é interpretado como sendo pró-russo”, avalia major-general português

Atualizado em 23 de abril de 2023 às 12:55
Lula, António Costa, primeiro-ministro português, e Rosângela da Silva

O major-general e comentarista da CNN Portugal, Agostinho Costa, analisou a passagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pelo país europeu, e comparou as falas do petista sobre o conflito na Ucrânia com o posicionamento de Robert Kennedy Jr., sobrinho de John Kennedy e pré-candidato democrata à presidência dos Estados Unidos.

“Estamos num ambiente em que quem mostra intenção de promover a paz é interpretado como sendo pró-russo ou contra a Ucrânia. Não é bem assim”, avaliou o especialista em assuntos de segurança, afirmando ainda que o sobrinho do ex-presidente americano disse “praticamente a mesma coisa” que Lula.

No último sábado (22), o líder do governo brasileiro esteve com o primeiro-ministro português, António Costa, na 13ª Cúpula Portugal-Brasil, e assinaram uma declaração conjunta que condena a invasão da Rússia. No entanto, Lula diz não ter lado no conflito, e que “agora, é preciso encontrar as pessoas dispostas a se sentar para discutir a paz. É isso que estou tentando fazer”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
Augusto de Sousa
Augusto de Sousa, 31 anos. É formado em jornalismo e atua como repórter do DCM desde de 2023. Andreense, apaixonado por futebol, frequentador assíduo de estádios e tem sempre um trocadilho de qualidade duvidosa na ponta da língua.