Governo Lula decide demitir coronel Elcio Franco após áudio golpista

Atualizado em 9 de maio de 2023 às 12:45
O coronel Elcio Franco Foto: Júlio Nascimento/PR

O Ministério da Saúde do governo Lula decidiu exonerar o coronel do Exército Antônio Elcio Franco Filho do cargo de conselheiro fiscal de Hemobras, uma estatal vinculada à pasta. O processo de demissão do bolsonarista já foi iniciado e deve ser formalizado assim que seu substituto for definido. A informação é da coluna de Igor Gadelha no Metrópoles.

Ele foi indicado para o posto no final de 2020 por Eduardo Pazuello, então ministro da Saúde, de quem foi secretário-executivo na pasta. A remuneração como conselheiro da estatal era de R$ 18,7 mil por mês.

Ex-número 2 da Saúde durante o governo Bolsonaro, Elcio estava no centro de trama golpista após a derrota do ex-presidente Jair Bolsonaro nas eleições de 2022. Em mensagens de áudio durante conversa com Ailton Barros, ex-major da PF preso no esquema da fraude da vacina pela Polícia Federal, ele mostrou que sabia de um plano para intervenção militar e sugeriu mobilizar 1,5 mil homens.

“É preciso convencer o general Pimentel. Esse alto comando de merda que não quer fazer as porras, é preciso convencer o comandante da Brigada de Operações Especiais de Goiânia a prender o Alexandre de Moraes. Vamos organizar, desenvolver, instruir e equipar 1.500 homens”, afirmou o coronel na ocasião.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.