A atrocidade de Regina Duarte com o povo Yanomami não tem perdão. Por Nathalí

Atualizado em 30 de janeiro de 2023 às 23:44
Atriz bolsonarista Regina Duarte

Não basta destruir o próprio legado e jogar a carreira na lata do lixo: Regina Duarte parece não economizar esforços para ser lembrada, sobretudo, como uma mulher cruel.

Diante da situação lamentável – na verdade, nosso vocabulário não tem uma palavra adequada para adjetivar a destruição dos yanomami –, a queridona usou a internet para declarar que as crianças indígenas estariam desnutridas pelo que ela chama de “má alimentação.”

“A infância desamparada dos Yanomamis, uma gente criada à base de mandioca, feijão, verduras e peixes”, escreveu a criatura, gerando revolta na internet ao tentar colocar panos quentes sobre o fato de o seu presidente ser um genocida, e, mais uma vez, defender sua barbárie.

Eu honestamente não esperava uma retratação dos bolsonaristas, mesmo vendo o estrago que fizeram com os povos originários no Brasil. Quem mata milhares numa pandemia e não se importa em ter as mãos sujas de sangue não sente remorso em matar indígena de fome.

Mas, honestamente, eu não esperava – nem mesmo de Regina Duarte – uma culpabilização das vítimas em uma situação tão terrível.

Mesmo conhecendo bolsonaristas como conheço, eu não esperava tamanha cara de pau, enquanto a verdade é o que todos sabemos: os yanomami morreram e seguem morrendo de bolsonarismo.

Um bolsonarismo que desmatou suas terras e envenenou seus rios. Esses povos originários, um dos últimos que seguem resistindo, foram mortos pelo bolsonarismo, e salvos pelo nosso voto.

Não creio, de maneira alguma, que a postagem de Regina seja apenas burrice (embora sempre haja burrice no bolsonarismo): é crueldade, ganância, falta de amor ao próximo – coisa que Regina nunca demonstrou.

Mas nunca é demais dizer que ninguém se alimenta melhor que os indígenas: sem veneno, sem industrializados, sem alimentos ultraprocessados, com medicinas da natureza e em harmonia com ela.

Acontece que, sem suas terras e sem seus rios, a vida dos povos originários é impossível, porque eles não sabem viver de outra forma que não a partir da natureza.

Eles cuidam da natureza porque dela sobrevivem, e assim é porque assim tem que ser. Eis um modo de vida realmente sustentável – muito diferente da sustentabilidade que o capitalismo ousa tentar cooptar.

Regina Duarte não sabe de nada disso, mas, mesmo sem saber, poderia ter escolhido a empatia, escolheu a crueldade, como sempre escolhe, dia após dia.

Ser chamada de “velha demente” na internet é pouco pra ela. Ela não é demente: é cruel, nazistóide, porta-voz do ódio e do desamor, o estandarte de tudo aquilo que nós vencemos nas últimas eleições e continuaremos vencendo nos próximos anos.

Eu quero um Brasil em que as Reginas Duarte não se criem jamais.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link