A chapa esquentou para Jair. Por Luis Felipe Miguel

Atualizado em 22 de fevereiro de 2023 às 0:20
Marcos do Val e o ex-presidente Jair Bolsonaro. Foto: Reprodução

O relato do senador Marcos do Val coloca Bolsonaro no centro da trama golpista. Está cada vez mais difícil sustentar qualquer narrativa que não o incrimine.

Marcos do Val mudou de versão várias vezes em poucas horas, mas em todas permanece o eixo central: foi levado pelo ex-deputado Daniel Silveira para um encontro com Bolsonaro. Queriam que ele gravasse uma conversa com Alexandre de Moraes, induzindo-o a falar algo comprometedor. A gravação levaria à prisão do ministro do STF e, na confusão institucional que se seguiria, Bolsonaro anularia as eleições e permaneceria no cargo.

O suporte técnico para a gravação seria fornecido pelo GSI do general Heleno.

A reunião entre Marcos do Val, Daniel Silveira e Jair foi confirmada pelo senador Flávio Bolsonaro, que disse não haver nada de errado nela.

“Fato é que, no dia 31 de dezembro, o presidente Bolsonaro deixou a Presidência”, disse Flávio, antecipando a estratégia de defesa: como só houve planejamento, não concretização, não houve crime. Não sou jurista e o tema é controverso, mas cumpre lembrar que funcionários públicos têm deveres especiais, inclusive de denunciar às autoridades a preparação de crimes da qual tome conhecimento.

O novo caso se junta a muitas outras evidências das ambições golpistas do ex-presidente, hoje foragido na Flórida, incluindo a minuta de decreto de anulação das eleições e inúmeras declarações públicas, dele e de seus próximos.

A ideia de punir Bolsonaro é tratada com muita prudência em Brasília. Motivos não faltam – golpismo, negligência criminosa no exercício do governo, aparelhamento do Estado, corrupção. Mas há medo seja de transformá-lo num mártir da extrema-direita, seja de sua eventual prisão acirrar os ânimos de sua base radicalizada e levar a novas ações terroristas.

O que as revelações de Marcos do Val fazem é tornar cada vez mais escandaloso qualquer desfecho que não tenha Bolsonaro na cadeia.

As preocupações com as consequências imediatas são relevantes. Mas a punição de Jair também é um imperativo por isso: não puni-lo passa o recado errado para a extrema-direita, o recado de que ela pode tramar e fazer o que quiser, sem temer consequências, porque não será responsabilizada jamais.

Punir Bolsonaro é tanto uma exigência de justiça, diante de tantas vítimas de seus crimes, como uma exigência do processo de reconstrução da democracia no Brasil.

Se ele e seus cúmplices ficarem impunes, o golpismo e a instabilidade política não sairão de cena.

Uma observação lateral: o senador Marcos do Val, que fez as revelações em laive de madrugada, é uma figura grotesca.

A laive foi estranha, o senador parecia alterada. O trecho em que ele diz “ficar puto” por ser chamado de bolsonarista – ele, que foi o pitbull de Jair na CPI da Covid – é particularmente bizarro.

É como se eu gravasse um vídeo dizendo que fico puto por ser chamado de professor de Ciência Política…

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link