Brasil

A cracolândia, o Helicoca, o “gestor” e os grandes traficantes que nunca são presos. Por Kiko Nogueira

O Helicoca

 

Apesar da vontade e dos poderes mágicos de João Doria e de sua nova secretária de Direitos Humanos, a cracolândia não desapareceu tão logo eles anunciaram sua extinção.

Desde pelo menos 2005, quando a prefeitura de São Paulo fechou bares e hoteis naquela região, a situação apenas piorou.

Todo tipo de programa já foi tentado. Um deles, em 2015, retirou barracos e “favelinhas”.

A ideia era a PM e a Guarda Civil Metropolitana “asfixiarem” o comércio de drogas, rastreando e prendendo os fornecedores.

À época, a diretora do Denarc, Elaine Biasoli, falou dos esforços na área: “Nós temos ação diária, costumeira, rotineira. Desde dezembro, prendemos 65 traficantes só na cracolândia”. Em 2007, foram 270.

Na operação fracassada de Doria, 38 suspeitos foram presos. Também se apreenderam três fuzis, uma submetralhadora, uma pistola calibre 38, entre outras armas, além de vários tijolos de crack.

O resultado, como se sabe, foi a abertura de franquias da cracolândia por todo o centro e o fim da imagem de competência empresarial do “gestor”, um tipo que Napoleão chamava de ignorante com iniciativa.

O grande feito foi a detenção de um traficante denominado “FB”, segundo a polícia “um dos criminosos mais procurados no Estado de São Paulo”. 

A cracolândia movimenta um sistema corrupto do qual a polícia faz parte. Em 2014, dois policiais civis foram acusados traficar. Que fim levaram? Ninguém sabe, ninguém viu.

Além do tiro marqueteiro no pé, Doria quer que o eleitor engula sua nova fantasia de campeão da guerra contra as drogas, que não deu certo em lugar algum do mundo.

Considere o caso do Helicoca.

O helicóptero do então deputado Gustavo Perrella, filho do senador Zezé, foi flagrado com meia tonelada de pasta base de cocaína no Espírito Santo. A PF avaliou a carga em 10 milhões de reais. Refinada, valia pelo menos cinco vezes isso.

Ninguém foi preso. Em semanas, o delegado responsável inocentou os Perrellas. Os homens envolvidos diretamente no flagrante estão soltos, do piloto ao motorista que foi pegar o entorpecente.

Uma escala da aeronave num hotel fazenda no interior de São Paulo, onde ficaram 50 quilos, foi ignorada. O juiz federal Marcus Vinícius Figueiredo de Oliveira Costa deu um parecer: “Há realmente diversos aspectos que dependem de investigação, como a origem da droga apreendida, a dúvida sobre a internacionalidade, o papel dos envolvidos e a possível participação de terceiros”.

Não puniram vivalma no episódio do Helicoca, Zezé ainda se queixa do assunto com o “chefe” Aécio, mas “FB” está em cana. 

Enquanto a aposta for na estupidez alheia, muito dinheiro e bala continuarão sendo gastos pelos “gestores” para entorpecer os trouxas.

Kiko Nogueira

Diretor do Diário do Centro do Mundo. Jornalista e músico. Foi fundador e diretor de redação da Revista Alfa; editor da Veja São Paulo; diretor de redação da Viagem e Turismo e do Guia Quatro Rodas.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Kiko Nogueira

Recent Posts

Esquema do PCC de fraude em licitações envolvia entrega de propina em pacotes

O esquema de corrupção em processos de licitação dirigido por dois acusados de fazerem parte…

41 minutos ago

Três anos depois, os vampiros da pandemia continuam vencendo. Por Moisés Mendes

Faz aniversário neste sábado, 27 de abril, mais um monumento à impunidade dos poderosos de…

1 hora ago

Exército comprou maleta de espionagem que intercepta ligações e ativa microfone do celular

O Exército adquiriu uma mala de espionagem capaz de interceptar ligações, ativar o microfone de…

1 hora ago

Pacheco rebate críticas de Haddad: “Injusto com o Congresso”

O líder do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), contrapôs críticas feitas pelo ministro da Fazenda,…

3 horas ago

VÍDEO – Cavalos escapam de Buckingham, armam arruaça nas ruas de Londres e ferem 4 pessoas

Dois cavalos fugiram do Palácio de Buckingham, percorrendo uma distância de pelo menos 8 km…

5 horas ago

VÍDEO: Supremacistas pregando contra minorias marcham livres, leves e soltos em Charleston (EUA)

Membros da organização de extrema-direita Patriot Front marcham neste sábado (27) em Charleston, na Virgínia…

6 horas ago