A culpa é de Bolsonaro: Argentina foi muito mais eficaz no combate à pandemia. Por Bresser-Pereira

Atualizado em 6 de maio de 2020 às 8:29
Jair Bolsonaro e Alberto Fernández. Foto: Wikimedia Commons

Publicado originalmente na fanpage do autor no Facebook

POR LUIZ CARLOS BRESSER-PEREIRA, ex-ministro

Os brasileiros vão descobrir quem ignorou a vida.

Bolsonaro pretende manter sua popularidade colocando a culpa das mortes pelo Covid-19 nas costas dos governadores. Mas ele não conseguirá fazer essa trapaça, as mortes no Brasil vão aumentar muito, e o povo o responsabilizará. Na Europa, os grandes países com exceção da Alemanha já registram mais de 25 mil mortes cada um, enquanto na Alemanha apenas 7.000. Em consequência o índice da aprovação de Angela Merkel subiu para 79 por cento.

A comparação relevante do Brasil é com a Argentina. Nos dois países o vírus entrou ao mesmo tempo, bem mais tarde do que na Europa, e as mortes vão aumentar muito. Mas na Argentina só ocorreram 250 mortes contra 7.300 no Brasil – um número subestimado. Como a população da Argentina é 4,6 vezes menor do que a do Brasil, o número comparável da Argentina seriam 1.200 mortes.

Portanto, o desempenho do Brasil é quase 6 vezes pior do que o da Argentina. O povo Argentino já reconhece este fato e dá a seu presidente, Alberto Fernández, 75 por cento de aprovação. O povo Brasileiro já está descobrindo o mal causado por Bolsonaro e sua aprovação já caiu para 28 por cento.

Mas vai cair muito mais à medida que infelizmente aumenta o número de óbitos e os brasileiros descobrem a responsabilidade de Bolsonaro pela morte de milhares e milhares de pessoas.