Destaques

A esquizofrenia da mídia sob a era Bolsonaro desnuda o caráter elitista do jornalismo corporativo. Por Tiago Barbosa

POR TIAGO BARBOSA

Enquanto criticam o autoritarismo, o obscurantismo e a relação do clã com a milícia, os veículos derramam loas editoriais ao neoliberalismo do governo.

Essa bipolaridade escancara um paradoxo mortal para os pilares de uma imprensa comprometida, em tese, com o bem-estar da sociedade.

A quem serve, afinal, um jornalismo entusiasta de uma política econômica refratária à maioria da população e conduzida por pessoas alheias aos direitos humanos e à desigualdade?

O subtexto desse apoio incondicional é a sinalização positiva ao vale tudo em nome do lucro dos privilegiados – mesmo às custas do bom senso e do sacrifício da audiência.

A Folha de SP deflagrou campanha para atrair assinantes após boicote do governo por matérias sobre caixa 2 e implicações no caso Marielle.

Mas venera Paulo Guedes por reduzir gastos sociais com saúde e educação e dilapidar o Estado brasileiro – medidas com impacto negativo sobre a massa de leitores do próprio jornal.

O grupo Globo segue a toada na tentativa de conter o ímpeto ditatorial bolsonarista enquanto avaliza (de)formas patrocinadas pelo ministro da economia e o arrocho (i)legal do queridinho e parceiro de travessuras processuais Sérgio Moro.

É a mesma empresa capaz de esconder as revelações da Vaza Jato – para manter a caça implacável a Lula – e escoar vazamentos criminosos da Lava Jato. Ambos veículos – assim como Estadão, Valor etc – foram avalistas das reformas da Previdência e Trabalhista e, na mobilização pela aprovação, esconderam como ninguém os pontos negativos das mudanças na lei e a ausência de benefícios à população – o desemprego alto e a crise no Chile atestam como as iniciativas são meros truques legislativos para legitimar interesses privados.

Esse jornalismo self-service contraditório – refém dos bancos patrocinadores e empenhado em ampliar o lucro dos especuladores – é um permanente atentado contra os princípios da democracia.

Revela apenas uma independência fajuta emoldurada em narrativas palatáveis para humanizar monstros e naturalizar a expropriação dos pobres e miseráveis pelos ricos de sempre.

E ainda pede a sua contribuição.

Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Diario do Centro do Mundo

Recent Posts

Nos EUA, congressistas brasileiros encontram deputado que investigou Trump

Congressistas brasileiros e norte-americanos estão prestes a divulgar um manifesto conjunto em defesa da democracia.…

5 horas ago

Governador do RS diz que Porto Alegre terá enchente jamais vista

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), em uma transmissão ao vivo…

5 horas ago

Ao CNJ, Gabriela Hardt admite erro em caso da Lava Jato e critica sucessor de Moro

Gabriela Hardt, conhecida por seu papel como juíza substituta nos casos da Lava-Jato no Paraná,…

5 horas ago

Filhos do fundador das Casas Bahia brigam na justiça pela herança do pai

A disputa pela herança de Samuel Klein, fundador da Casas Bahia, atingiu um novo patamar…

6 horas ago

Ação contra ex faz juíza dos EUA se irritar com Valdemar e pedir sua presença no país

Nesta quinta-feira (2), uma audiência judicial virtual nos Estados Unidos envolvendo um processo movido pelo…

7 horas ago

Essencial: Lula envia R$ 55 milhões ao RS; Bruno Paes Manso fala ao DCM sobre ligações de prefeituras com o PCC

https://www.youtube.com/watch?v=4KyxpJKiyLo Professor Viaro faz o giro de notícias e entrevista os escritores Bruno Paes Manso…

7 horas ago