‘A gente quer ouvir o povo’, diz Lula ao lançar programa que discutirá prioridades do governo

Atualizado em 11 de maio de 2023 às 15:17
Acompanhado do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (à esquerda na foto), da ministra Simone Tebet e do ministro Márcio Macêdo, Lula abriu os trabalhos do PPA
Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quinta-feira (11) que o Governo Federal pretende “ouvir o povo” na hora de estabelecer ações prioritárias para os próximos anos. Lula participou, em Salvador, da primeira de uma série de plenárias que vai passar por todos os estados para ouvir a sociedade civil para elaboração do Plano Plurianual (PPA), que vai determinar as prioridades do governo para o período entre 2024 e 2027.

O presidente disse que a capital baiana foi escolhida para abrir a série de encontros devido à atuação recente do poder público do estado, que tem dado “grandes exemplos de participação social” na construção de seus planos plurianuais e nos orçamentos participativos.

“A gente quer ouvir o povo porque nós queremos dar prioridade nas coisas sociais. Eu quero que vocês compreendam que nem tudo que vocês sugerem vai ser aprovado. Às vezes nada, porque quem vai aprovar é o Congresso Nacional. Mas o Congresso tem que saber que o orçamento não é só do governo, o orçamento tem o dedo do povo, e quando tem o dedo do povo é preciso respeitar as mudanças que se quer fazer”, afirmou o presidente.

Lula disse que quer levar o PPA “para mais longe”. Para isso, afirmou que conta com a sociedade civil para que proponham discussões sobre o tema dentro de suas comunidades. O plano está aberto para receber colaborações de todos os cidadãos.

“A gente está colocando o povo para dizer o que vocês querem que a gente faça no governo brasileiro e onde a gente aplica o dinheiro que a gente arrecadou de vocês. A primeira vez que nós fizemos isso foi na cidade de Porto Alegre. E o orçamento participativou virou modelo mundial”, comentou o presidente, citando o exemplo do ex-prefeito da capital gaúcha e ex-governador do Rio Grande do Sul Olívio Dutra, que lançou o programa.

O PPA participativo

A plenária desta quinta foi a primeira de uma série de eventos para ouvir representantes da sociedade na elaboração do PPA 2024-2027, instrumento oficial que define as prioridades do Governo por um período de quatro anos.

Lula e sua equipe querem fazer deste “o mais participativo dos PPAs”. Por isso, além das plenárias estaduais, foram lançadas outras duas formas de participação: a plataforma digital, que permite participação direta de todos os cidadãos e está disponível neste site; e os Fóruns Interconselhos, que reúnem conselhos nacionais em diferentes setores.

Além do evento de Salvador, o primeiro bloco de plenárias presenciais inclui Aracaju (Sergipe) nesta quinta; Maceió (Alagoas) e Recife (Pernambuco), na sexta; e João Pessoa (Paraíba), no sábado. A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet; e o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, vão participar de todas as atividades.

Publicado no Brasil de Fato

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link