A lição cíclica de Carlos Decotelli e Celso Pitta. Por Dirceu Lima Junior

Atualizado em 1 de julho de 2020 às 15:51
Celso Pitta e Paulo Maluf. Foto: Reprodução/Facebook

Publicado originalmente no perfil de Facebook do autor

POR DIRCEU LIMA JUNIOR, professor de história

CELSO PITTA E CARLOS DECOTELLI NOS ENSINARAM UMA LIÇÃO CÍCLICA!

O negro nas relações de poder da branquitude quando se presta á um papel de subserviência é usado como bode expiatório carregando em si todo o ódio reservado aos brancos, quer um exemplo dessa história cíclica?

Celso Pitta, ex prefeito de São Paulo. o segundo negro a gerir a cidade de 1997 a 2001, ( O primeiro foi o advogado Paulo Lauro, que ocupou o cargo entre 1947 e 1948.) , diferente do Decotelli, tinha diplomas, era graduado pela Universidade Federal Fluminense e com mestrado em economia na Universidade de Leeds (Inglaterra) bem como com curso de Administração Avançada na Universidade Harvard (Estados Unidos).

Como ele, um negro chegou a Prefeitura sendo que negros praticamente não tem acesso a política em cargos administrativos?

Foi apadrinhado por ninguém menos que Paulo Maluf, um dos políticos corruptos mais contumazes da história da republica. que foi prefeito de São Paulo de 1993 a 1997, tornando Celso Pitta, uma continuidade de sua gestão como um verdadeiro laranja, o envolvendo no escândalo dos precatórios levantado pela CPI que culminou em seu Impeachement.

Temendo as consequências dos respingos de uma possível delação, Maluf articulou e Pitta permaneceu no cargo, porém abandonado por seu padrinho que ainda por cima o chamou de traidor, obviamente levando toda a culpa.

O desgaste emocional do Celso Pitta foi tão grande que seu câncer no intestino se agravou, sua saúde piorou mais nos últimos meses, de acordo com declarações de seu advogado, devido aos processos a que respondia, o levando a morte, odiado pelos paulistanos que continuam amando Maluf , afinal Pitta era preto, e me lembro que todos enfatizavam isso .

E Decotelli? Só ele mentiu com o currículo acadêmico? Vamos aos fatos:

1- Damares Alves se apresentou como “uma advogada”, “mestre em educação” e “em direito constitucional e direito da família”….

Questionada sobre sua formação, no entanto, a ministra assumiu que nunca obteve os títulos acadêmico… Em resposta a Folha de São Paulo , ela disse em 2019 que seus títulos estão relacionados ao ensino bíblico.

2-Ricardo Salles, Em fevereiro de 2019, o site The Intercept Brasil revelou que o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, nunca estudou na Universidade Yale, nos Estados Unidos, e não obteve o título de mestre em direito público pela instituição americana Havard.

3-Ricardo Vélez Rodríguez… O currículo do ex-ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, continha ao menos 22 erros na época em que ele ainda comandava a pasta, em março de 2019. O levantamento foi realizado pelo site Nexo. Os equívocos diziam respeito à produção bibliográfica listada no currículo lattes do ex-ministro. Entre os erros, apareciam livros atribuídos a Vélez, mas que não eram de sua autoria, obras listadas fora do formato padrão, e artigos publicados em periódicos que não são científicos….

4- Abrahan Weintraub- Bolsonaro disse era doutor, mas o ex-ministro nunca obteve este título. A informação, no entanto, não constava do currículo lattes de Weintraub e nem de seu Linkedin. Após contestações, Bolsonaro usou as redes sociais para corrigir a publicação anterior

Notaram? Todos mentiram, nenhum estava e está apto para os cargos que ocupam, mesmos desmascarados, tais vexames não causaram ruídos , por que ? Porque são brancos !

Estou justificando ou defendendo o Decotelli? Longe disso, apenas estou mostrando o seletivismo midiático e da população diante de casos similares, Decotelli é tão mentiroso e desonesto quanto aos demais, a diferença é que ele é preto!

Bolsonaro não sabia sobre o seu curriculo fraudulento? A Abim não sabia? Como é que deixaram isso passar? Obviamente de propósito, o que seria melhor para enfraquecer a receptividade dos protestos antirraciais que o atacam do que expor um negro em rede nacional? Ainda mais agora que sua popularidade está em baixa e que seus filhos Flavio e Carlos podem ser presos ?

Bolsonaro não coloca negros ao seu lado, ele os usa apenas como objetos decorativos no caso do Helio Negão, seu preto de estimação em que juntos parecem um quadro do Debret, o Sérgio Camargo para sabotar e destruir a Fundação Palmares orgão representante da Igualdade Racial de negros que ele comparou a animais que pesam arrobas no clube da Hebraica.

A bola da vez é o Decotelli, usado, humilhado e dispensado, usado como bode expiatório ou boi de piranha, deixando uma lição para todos os pretos que todas as vezes que se submetem aos brancos em relações de poder de forma subserviente por não estarem em igualdade de posições, acabam humilhados, foi assim com muitos Capitães do mato, foi assim com muitos Negros da casa Grande e é assim na política, o racismo estrutural torna a história cíclica.

Negros só serão respeitados na política no dia em que formarem um partido negro, gerido por negros, com pautas de politicas publicas que atendam á todos , afinal os negros são a maioria e o maior eleitorado, já passou da hora de ressuscitarem a Frente Negra como partido e a criação de Cotas para o fundo eleitoral para que se possa viabilizar a candidatura de negros que não são de interesse do mercado, sem preto na política em pé de igualdade , jamais teremos democracia.

Dirceu.