Destaques

A luta pelas 2.400 horas no Ensino Médio. Por Daniel Cara

Estudantes do Ensino Médio. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasil

Por Prof. Dr Daniel Cara (FE/USP)

Qual é a questão das 2.400 horas de Formação Geral Básica (FGB) que está sendo debatida na Câmara dos Deputados e por qual motivo lutamos tanto por essa carga horária no Ensino Médio?

Esse não é um tema simples, mas apresento aqui uma introdução…

Em primeiro lugar, segundo o art. 205 da Constituição Federal, a missão da Educação no Brasil é o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

A Formação Geral Básica deve compreender esse tripé. E todas as cidadãs e todos os cidadãos brasileiros devem ter acesso a ela (FGB).

Na prática, a FGB foi composta por componentes curriculares. No Ensino Médio, tradicionalmente, eles são: Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Física, Química, Artes, Educação Física, Língua Inglesa, Filosofia, Geografia, História e Sociologia. É o que cai no Enem e nos vestibulares.

Na Reforma do Ensino Médio (de Michel Temer, Mendonça Filho e das fundações empresariais), a FGB foi reduzida a – NO MÁXIMO – 1800 horas. Ou seja, como o Ensino Médio tem 3 anos e se realiza em 200 dias letivos por ano, isso dá APENAS 3 horas de formação científica, humanística, artística e de edução física por dia. Muito pouco.

Sala de aula. Foto: Getty Images

Antes da Reforma do Ensino Médio eram 4 horas do que chamamos aqui de FGB (2400 horas, considerando os 3 anos do EM, distribuídos em 200 dias letivos/ano).

Em maio, com o Projeto de Lei (PL) 2601/2023, propusemos o retorno das 2400 horas para o que chamamos de FGB. A USP reiterou essa posição, além do Fórum Nacional de Educação (FNE).

Em outubro de 2023, com o PL 5230/2023, o Governo Lula assume as 2400 horas, seguindo nossa posição (e – principalmente – o bom senso).

Mas o que impacta a distribuição da carga horária? Tudo! Desde a prioridade de aprendizado da/do estudante, passando pela organização do espaço da escola, até a atribuição de aulas das/dos professoras/es. Entre muitas outras coisas…

Vejam: a Reforma do Ensino Médio de Temer, Mendonça Filho e das fundações empresariais obrigava – NO MÁXIMO – 1800 horas de FGB, limitando a formação integral dos estudantes e as chances dos alunos de escolas públicas nos vestibulares e no Enem – porque nas escolas privadas a FGB permanecia preservada, ainda que camuflada.

Após muita luta, vai ser retomada a FGB de 2400 horas. É UMA GRANDE VITÓRIA! E é nossa! De quem lutou pela Revogação do NEM… No entanto, o relatório de Mendonça Filho tem muitos outros (graves) problemas que vamos tentar resolver ainda na Câmara dos Deputados ou no Senado Federal.

Um dos problemas é que para os alunos da Educação Profissional a FGB sofrerá com “redutores” conforme o curso profissionalizante, podendo voltar a APENAS 3 horas de formação científica, humanista, artística e de educação física (FGB).

Ou seja, como disse a Profa. Andrea Caldas (UFPR), voltamos para a dualidade educação propedêutica X educação profissional de meados do século 20, mas em pleno século 21.

A luta social é progressiva e vamos seguir firmes rumo à revogação do Novo Ensino Médio. E reitero: o NEM já sofrerá impacto demolidor com as 2400 de FGB – por isso, ocorreu tanta resistência por parte de Mendonça Filho e seus aliados.

E fica a lição: as políticas educacionais não podem ser mais formuladas por pessoas que não entendem nada de educação. O desastre causado pela Reforma do Ensino Médio é uma prova disso.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Diario do Centro do Mundo

Recent Posts

Irmãos Brazão mandaram matar Marielle por interesses econômicos, diz PGR

Os irmãos Domingos e Chiquinho Brazão mandaram matar Marielle Franco para impedir que ela prejudicasse…

19 minutos ago

O escárnio dos coletes. Por Solon Saldanha

Por Solon Saldanha Se as campanhas de solidariedade que estão sendo agora promovidas e veiculadas…

54 minutos ago

PF tenta ouvir bolsonaristas nos EUA e ex-Jovem Pan foge de depoimento

A Polícia Federal procurou duas pessoas nos Estados Unidos para depor sobre o inquérito das…

1 hora ago

VÍDEO – Boi é encontrado em altar de igreja após enchente em Taquari (RS)

Um boi encontrou abrigo dentro de uma igreja após as enchentes que atingiram Taquari, na…

1 hora ago

Idosa morre após mal súbito na mesma agência do caso ‘Tio Paulo’

Nesta quinta (9), uma idosa de 60 anos sofreu um mal súbito e morreu na…

2 horas ago

Como o cavalo ‘Caramelo’ foi resgatado de telhado em Canoas (RS)

Na manhã desta quinta-feira (9), uma égua que ficou ilhada em um telhado na cidade…

2 horas ago