Destaques

“A Maldição da Residência Hill”, uma série que causa obsessão à primeira vista. Por Tiago Barbosa

A Maldição da Residência Hill

POR TIAGO BARBOSA

A Maldição da Residência Hill, série da Netflix, usa o suspense e a sobrenaturalidade para provocar, de forma instigante e assustadora, reflexões sobre os fantasmas presentes no seio da família e a relação de pais e filhos com o lar enquanto espaço físico e afetivo.

A história se desenrola a partir da mudança de uma família para um imóvel maldito e do impacto na vida dela, duas décadas depois, dos acontecimentos trágicos ocorridos na casa. A atmosfera de terror é típica de produções do gênero, mas, aqui, ela fortalece o drama e ajuda a decifrar aspectos psicológicos dos personagens.

A força oculta, assim, tem sempre viés ambíguo. Pais não creem em histórias dos filhos porque são mal-assombradas ou se recusam a ouvi-los? O fantasma é a projeção do medo de amadurecer ou figura extraterrena? É negação da realidade, fuga ou ser de outra dimensão? Qual o limite para manter os filhos presos ao lar? Deixá-los sair de casa é um fantasma intransponível?

Todas as questões são conduzidas por um roteiro bem armado e engenhoso, através do qual tempos distintos se misturam sem perder a lógica e cenas se fecham de maneira eficaz.

A distribuição de monstros escondidos nas cenas é um recurso sutil, feliz e de função dupla: manter constante o medo e mostrar como o fantasma (ou problema) está sempre presente, mesmo quando inerte e aparentemente inofensivo.

A série de Mike Flanagan é inspirada em livro de Shirley Jackson (1959), já levado para as telas em 1963 e 1999.

O diretor modificou a composição original (transformou Theo, Nell e Luke em irmãos e uniu a eles Shirley e Steven) e constituiu uma teia de sangue onde antes havia estranhos – a decisão favorece a série porque os novos laços afiançam a questão familiar no centro da trama.

As implicações familiares são ampliadas por particularidades da vida dos irmãos: Theo é sensitiva, Nell frequenta um psiquiatra, Luke é dependente químico, Shirley tem uma funerária e Steven vira best-seller ao narrar a infância medonha na casa mal-assombrada.

A série monta, assim, um quebra-cabeça psicológico para revelar como se formam e se completam as personalidades – sempre sob a ambivalência de fantasmas (internos ou externos), um pai escorregadio (presente e ausente) e uma mãe atormentada (por medos reais e sobrenaturais).

A sensação de dubiedade é aguçada pelo uso da câmera em longos planos sequenciais e movimentos circulares nos quais personagens, monstros e sensações entram e saem de cena sem tempo para duvidar.

A confusão sensorial se intensifica pelo papel desempenhado pela casa, espaço fértil para alucinações compatíveis tanto com o afeto dos moradores quanto com as peripécias fantasmagóricas.

A Maldição da Residência Hill é, sem dúvida, uma obra interessante por ressignificar o terror e permitir reflexão existencial onde costumeiramente habita apenas o susto.

Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Diario do Centro do Mundo

Recent Posts

Lula vai suspender dívida do RS por três anos e zerar taxa de juros

O governo Lula vai suspender a dívida do Rio Grande do Sul com a União…

6 minutos ago

Governo compra 1 milhão de toneladas de arroz porque Bolsonaro zerou estoques; entenda

Na última quarta-feira (8), o governo Lula autorizou a compra 1 milhão de toneladas de…

31 minutos ago

Das 441 cidades em calamidade no RS, só 69 pediram recursos federais

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, disse em entrevista à imprensa…

41 minutos ago

VÍDEO – Rua desmorona em Gramado em meio às chuvas no RS

Em Gramado (RS), uma rua no bairro Piratini desmoronou após as fortes chuvas que atingem…

50 minutos ago

Por que Moraes mudou postura sobre Bolsonaro e aliados no STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), tem adotado uma postura mais…

1 hora ago

DCM Ao Meio-Dia: Michelle e Tarcísio lideram como opções para substituir Bolsonaro em 2026, diz pesquisa Quaest

AO VIVO. Kiko Nogueira e Pedro Zambarda fazem o giro de notícias. Entrevista com o…

2 horas ago