E lá se vai a oitava via. Por Helena Chagas

Atualizado em 3 de novembro de 2021 às 14:53
Bolsonaro, Lula e Datena
Bolsonaro, Lula e Datena; – Foto; Reprodução

Por Helena Chagas

A transferência do apresentador José Luiz Datena para o PSD de Gilberto Kassab, depois de poucos meses no PSL, é uma pá de cal na oitava via da disputa pela presidência da República. Datena preferiu trocar um incerto lugar na corrida para representar uma hipotética opção a Lula e Jair Bolsonaro por uma candidatura viável ao Senado pelo PSD de São Paulo, possivelmente numa chapa que terá candidato forte a governador – Geraldo Alckmin.

Datena, que andava embolado no segundo pelotão da disputa presidencial nas pesquisas, muito abaixo do ex-presidente e do atual, deixa agora apenas cinco nomes na lista dos que, empurrados pelo establishment econômico financeiro e pela mídia, tentarão quebrar a “polariação” e ocupar o sonhado espaço da “terceira via”.

Leia também:

1; Líder indígena diz que foi intimidada após denunciar desmatamento na COP26

2; Ricardo Salles é contratado pela Jovem Pan como comentarista

3; VÍDEO; Moro é xingado de “lixo” e “juiz ladrão” ao chegar em Brasília para filiação

Só que tem muito mais gente no pedaço, e Datena parece ter sido esperto por perceber isso e ir procurar outra turma. Vamos lá, para não esquecer ninguém: Ciro Gomes (PDT), Sergio Moro (podemos), João Doria ou Eduardo Leite (PSDB), Rodrigo Pacheco (PSD) e Simone Tebet (MDB). A 11 meses da eleição, ainda são apenas pré-candidatos. E alguns entram claramente na lista para aumentar o cacife e se posicionar para futuras negociações – possível caso de Pacheco e Tebet.

Mas tudo indica que Ciro, Moro e o tucano que sair vivo no final do mês das prévias do PSDB, uma vez candidatos, irão até o fim. Têm projetos políticos individuais dos quais dificilmente abrirão mão.

O que equivale a dizer que, quem tem tantos candidatos de terceira via, não tem nenhum. Vão dividir cerca de 36% do eleitorado, que, segundo pesquisa do DataPoder, do Poder360, são os que não estão entre os que dizem que só votariam em Lula (36%) e os que só querem Bolsonaro (28%). Muita via para pouco voto, como se vê.

(Texto originalmente publicado em JORNALISTAS PELA DEMOCRACIA)

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.