Brasil

A saudade da ditadura é óbvia num país que nunca puniu torturadores ou estabeleceu um limite civilizatório. Por Kiko Nogueira

Mourão e Villas Boas

O filósofo e professor da USP Vladimir Safatle foi uma das personalidades entrevistadas no programa que o DCM fazia com produção da TVT.

Safatle falou da nova configuração da sociedade brasileira no pós-golpe. O Brasil precisa encarar, dizia ele, que “não é um país”.

“Somos completamente divididos”, afirmou.

Num trecho, ele comentou sobre Jair Bolsonaro e a turma que pede intervenção militar.

“O Brasil encarou de uma vez por todas que não é um país. É completamente dividido. Nunca foi um país”, pontuou.

“Nós nem sequer conseguimos constituir uma narrativa unificada sobre a ditadura militar. Nós não conseguimos estabelecer que isso é uma linha vermelha e jamais ocorrerá”.

“Tanto é que temos aí Jair Bolsonaro. Campeão de votos entre os mais ricos, acima de cinco salários mínimos”, declarou. “Ou seja, quem salva o Brasil são as pessoas mais pobres. Se dependesse das pessoas acima de 5 salários mínimos, a gente já teria sido transformado numa aberração mundial”.

A repercussão do discurso do general Antônio Hamilton Mourão é uma prova eloquente disso. Mourão pregou abertamente um golpe numa loja maçônica num vídeo que viralizou. 

Segundo Villas Boas, comandante do Exército, ele é um líder respeitado, “um grande soldado, uma figura fantástica, gauchão”. Não será punido. Nada vai lhe acontecer. Ninguém leva a sério nossa democracia. Por que deveria?

No nosso pacto, na nossa vocação conciliatória, na Anistia, as Forças Armadas não foram forçadas a reconhecer os crimes no período entre 1964 e 1985.

Ao contrário da Argentina, por exemplo, ninguém pagou pelas torturas, mortes e ocultações de cadáveres. O Uruguai está julgando agora seus “estupradores fardados”. Nós os festejamos.

Os apologistas fazem o que querem. Bolsonaro chama Ustra de “herói”. Seviciadores sobem em carros de som na avenida ao lado de senhoras carregando cartazes nos quais se lê “por que não mataram todos em 64?”. 

O Brasil mal discutiu o assunto. Como diz Safatle, não estabelecemos uma linha, um limite civilizatório. Passados esses anos, a sombra e a mistificação são muito mais intensas que a luz.

Temos agora um governo fraco e corrupto, fruto de um golpe vagabundo, uma mídia mono obsessiva que alimentou colunistas de extrema direita, uma economia que patina, a “ameaça lulista”–, e a soldadesca cheia de apetite para, mais uma vez, salvar a pátria. Se não eles mesmos, através de seu messias Jair Bolsonaro.

Kiko Nogueira

Diretor do Diário do Centro do Mundo. Jornalista e músico. Foi fundador e diretor de redação da Revista Alfa; editor da Veja São Paulo; diretor de redação da Viagem e Turismo e do Guia Quatro Rodas.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Kiko Nogueira

Recent Posts

VÍDEO – Cavalos escapam de Buckingham, armam arruaça nas ruas de Londres e ferem 4 pessoas

Dois cavalos fugiram do Palácio de Buckingham, percorrendo uma distância de pelo menos 8 km…

2 horas ago

VÍDEO: Supremacistas pregando contra minorias marcham livres, leves e soltos em Charleston (EUA)

Membros da organização de extrema-direita Patriot Front marcham neste sábado (27) em Charleston, na Virgínia…

3 horas ago

VÍDEO – Alvo de chacota: como foi ‘carreata fantasma’ de Bolsonaro em Acaraju

A passagem de Jair Bolsonaro em Acaraju, Sergipe, viralizou de forma negativa nas redes sociais.…

6 horas ago

Sobrinho de socialite acusa suposto marido de roubar joias, tapetes persas e obras de arte

A socialite Regina Gonçalves, de 88 anos, voltou ao seu apartamento no Edifício Chopin, em…

8 horas ago

Pousadas da empresa dona da pensão que pegou fogo em Porto Alegre têm cheiro forte e lixo pelo local

O incêndio que resultou na morte de 10 pessoas na madrugada de sexta-feira (26) em…

8 horas ago

Membros do STF, STJ e PGR emendam feriado em viagem à Europa

Uma comitiva formada pelos ministros Dias Toffoli e Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF),…

8 horas ago