“A vitória é que a Lava Jato será enfim passada a limpo”, diz corregedor do CNJ

Atualizado em 17 de abril de 2024 às 18:29
Corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão. Foto: Roberto Jayme/TSE

O corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, considera uma vitória de sua gestão a apresentação “à sociedade brasileira” um extenso relatório que revela possíveis irregularidades na gestão de recursos da Operação Lava Jato.

Segundo Salomão, a vitória é que a Lava Jato “será enfim passada a limpo”. “O Brasil inteiro agora conhece os casos, que serão investigados na esfera do CNJ”, disse o corregedor à coluna de Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo.

Durante sessão deliberativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na terça-feira (16), Salomão apresentou seu voto propondo a abertura de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) contra a juíza Gabriela Hardt.

Salomão ainda defendeu a abertura de um PAD contra o juiz Danilo Pereira Júnior e os desembargadores Thompson Flores e Loraci Flores de Lima, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4).

Na última segunda-feira (15), Hardt foi afastada das funções por supostos atos de burla à ordem processual, violação do código da magistratura e prevaricação. Danilo, Thompson e Loraci também foram afastados de seus cargos.

A decisão precisava ser confirmada pelo plenário do CNJ. Por 8 votos a 7, incluindo do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, que comanda o CNJ, o afastamento de Hardt e Danilo foi revogado. Contudo, o afastamento dos desembargadores foi mantido.

A maioria dos membros do CNJ expressou apoio à abertura do PAD, que pode resultar em punições como a aposentadoria compulsória dos magistrados.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link