Abin atrapalha investigação contra Jair Renan, diz PF

Atualizado em 30 de agosto de 2022 às 17:24
Renan Bolsonaro
Foto: Reprodução/Instagram

Segundo um relatório da Polícia Federal, a Abin (Agência Brasileira de Inteligência), o serviço secreto brasileiro, atrapalhou o andamento de uma investigação que envolve Jair Renan Bolsonaro, filho do presidente da República. A informação é do jornal O Globo.

Um integrante do órgão de inteligência admitiu à PF ter recebido uma missão de levantar informações sobre o caso envolvendo o 04, com o objetivo de prevenir “riscos à imagem” do ex-capitão.

A operação da Abin ocorreu em 16 de março do ano passado, quatro dias após o filho do presidente e o seu preparador físico Allan Lucena se tornarem alvos de uma investigação da PF. A dupla é suspeita de abrir as portas do governo para um empresário interessado em receber recursos públicos.

Segundo apurações, os dois teriam facilitado a entrada no governo para empresários interessados em receber dinheiro público.

O monitoramento das investigações envolvendo o 04 e o preparador físico veio à tona após, em maio, Lucena acionar a Polícia Militar depois de perceber que estava sendo seguido por um carro. Ao ser abordado, o motorista do veículo se identificou como Luiz Felipe Barros Felix, agente da PF cedido para o órgão de inteligência.

Em depoimento, Felix afirmou trabalhar sob ordens de Alexandre Ramagem, comandante da agência de inteligência e homem de confiança do presidente. Após analisar o caso, a PF afirmou em um relatório que a atuação da Abin foi uma “interferência nas investigações”.

Em nota, a Abin afirmou não haver documentos oficiais sobre a missão citada por Felix. “Não há registro da referida ação nos sistemas da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN). O agente de Polícia Federal Luiz Felipe Barros Felix não faz parte dos quadros da ABIN desde 29 de março de 2021”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link