Dono do Chelsea, Abramovich apresenta sintomas de envenenamento

Atualizado em 28 de março de 2022 às 14:51
Roman Abramovich
O bilionário russo Roman Abramovich

O bilionário russo Roman Abramovich, dono do Chelsea FC, apresentou sintomas de envenenamento em negociações em Kiev no início deste mês. A informação é de fontes próximas a ele e circula em grandes veículos de mídia internacionais, como a BBC. O empresário, que agora se recuperou, teria sofrido dores nos olhos e descamação da pele.

Dois negociadores de paz ucranianos também foram afetados. Segundo o Wall Street Journal, o suposto envenenamento foi orquestrado por radicais na Rússia que queriam sabotar as negociações. A condição de Abramovich e dos negociadores ucranianos, que incluem o deputado Rustem Umerov, melhorou desde o incidente ocorrido 3 de março, de acordo com fontes citadas pelo jornal.

Uma fonte próxima a Abramovich disse à BBC que ele sofreu sintomas de suspeita de envenenamento. Ele já se recuperou e continua com as negociações para tentar acabar com a guerra na Ucrânia.

Leia mais:

1- Putin muda forma de pagamento para países hostis a gás natural da Rússia

2- Biden planeja aplicar novas sanções contra Putin: “Está encurralado”

3- Rússia bane Instagram e Facebook por “atividades extremistas”

Abramovich participou de negociações contra guerra na Ucrânia

Abramovich e Putin
Roman Abramovich e Vladimir Putin (Foto: Mikhail Svetlov/Getty Images)

Abramovich fez viagens entre Moscou e Kiev para várias rodadas de negociações no início do mês. O bilionário russo teria se encontrado com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky durante a viagem, mas o líder não foi afetado e seu porta-voz não tinha informações sobre o incidente.

O grupo de jornalismo investigativo Bellingcat disse que Abramovich e os negociadores sofreram sintomas “consistentes com envenenamento por armas químicas”. Os sintomas incluíam “inflamação nos olhos e na pele e dor penetrante nos olhos”, relatou o Bellingcat.

O empresário já foi visto em público após o episódio, sendo fotografado no aeroporto de Tel Aviv, em Israel, no dia 14 de março.

 

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link