Dono do Chelsea, Abramovich é mediador nas negociações de paz com a Ucrânia

Atualizado em 29 de março de 2022 às 11:54
Roman Abramovich
O bilionário russo Roman Abramovich. Foto. Reprodução

Nesta terça-feira (29), negociadores russos e ucranianos iniciaram os primeiros acordos diretos por paz em Istambul. As reuniões contarão com a presença surpresa do bilionário russo Roman Abramovich, o dono do time inglês Chelsea, que sofreu sanções do Ocidente após a invasão da Ucrânia por Moscou.

As duas equipes sentaram-se frente a frente em uma longa mesa no escritório presidencial, com o oligarca russo sentado na primeira fila de observadores vestindo um terno azul, mostrou um vídeo presidencial turco.

Três fontes confirmaram a presença inesperada de Abramovich, que já havia visitado o país desde o início da guerra e tem dois de seus iates atracados em resorts turcos.

Leia mais: 

1; Dono do Chelsea apresenta sintomas de envenenamento

2; Por relação com Putin, Premier League “desqualifica” dono do Chelsea

3; Dono confirma venda do Chelsea e diz que doará dinheiro às vítimas da guerra

Abramovich nas negociações

Abramovich participa das negociações entre Rússia e Ucrânia. Foto. O Globo

O Kremlin disse que o dono do Chelsea desempenhou um papel inicial importante nas negociações de paz, mas que o processo agora depende das equipes de diplomacia de ambos os lados.

De acordo com o Wall Street Journal e o jornal investigativo Bellingcat, Abramovich e os negociadores de paz ucranianos sofreram sintomas de suspeita de envenenamento no início deste mês após uma reunião em Kiev.

Nos últimos meses, o ocidente impôs pesadas sanções a Abramovich e outros bilionários russos, bem como a empresas e autoridades russas, em uma tentativa de forçar Putin a se retirar da Ucrânia.

Abramovich tentou vender seu clube de futebol inglês Chelsea, um processo que foi tirado de suas mãos pelo governo britânico quando o colocou na lista negra. Fontes indicam que ele e outros russos ricos estavam procurando investir na Turquia devido às sanções em outros lugares.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link