Advogado de Cid recua e diz que confissão “não tem nada a ver com joias”

Atualizado em 18 de agosto de 2023 às 12:24
Mauro Cid e Jair Bolsonaro. Foto: Reprodução

O advogado Cezar Bitencourt, que defende o tenente-coronel Mauro Cid, recuou e afirmou que a confissão de seu cliente não vai tratar do esquema de joias. Segundo a revista Veja publicou nesta quinta (17), o ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro teria decidido entregar o ex-presidente no caso.

“Não tem nada a ver com joias! Isso foi erro da Veja, não se falou em joias”, afirmou o advogado criminalista ao Estadão. Ele assumiu a defesa de Cid na última terça (15) e no dia seguinte indicou que a nova estratégia seria mostrar que ele apenas cumpria ordens.

“Essa obediência hierárquica para um militar é muito séria e muito grave. Exatamente essa obediência a um superior militar é o que há de afastar a culpabilidade dele. Ordem ilegal, militar cumpre também. Ordem injusta, cumpre. Acho que não pode cumprir é ordem criminosa”, afirmou na ocasião, em entrevista à GloboNews.

Cezar Roberto Bitencourt, advogado de defesa de Mauro Cid. Foto: Reprodução/CNN Brasil

Preso preventivamente há três meses por suspeita de participação no esquema de fraude nos cartões de vacinação, Cid também é investigado no caso da suposta venda de presentes oficiais recebidos pelo ex-presidente no exterior. A Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão na última sexta (11).

O tenente-coronel foi um dos alvos da operação da PF, junto de seu pai, o general da reserva Mauro César Lourena Cid; o segundo tenente Osmar Crivelatti; e o advogado da família Bolsonaro, Frederick Wassef. A corporação aponta que o ex-presidente foi beneficiário do esquema e que ele teria lucrado R$ 1 milhão com ele.

Ontem, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a quebra dos sigilos bancário e fiscal de Bolsonaro e da ex-primeira-dama Michelle. A medida foi solicitada pela PF.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.