Moraes autoriza quebra de sigilo bancário e fiscal de Bolsonaro e Michelle

Atualizado em 17 de agosto de 2023 às 22:16
Jair Bolsonaro e Michelle Bolsonaro. Foto: Evaristo Sa

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta quinta-feira (17) a quebra do sigilo bancário e fiscal do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.

A medida foi solicitada pela Polícia Federal (PF) na última sexta-feira (11), após operação que mirou um suposto esquema de desvio e venda no exterior de joias e presentes recebidos pelo ex-chefe do Executivo de delegações estrangeiras durante viagens oficiais.

Moraes também autorizou o pedido de cooperação internacional feito pela PF para solicitar aos Estados Unidos a quebra do sigilo bancário dos investigados nos casos das joias.

Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Foto: Nelson Jr

Além do ex-mandatário, estão na mira da corporação as contas do tenente-coronel Mauro Cid; do general Mauro Cesar Lourena Cid, pai do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro; e do advogado Frederick Wassef.

Segundo a PF, a investigação apontou que os valores obtidos dessas vendas ilegais foram convertidos em dinheiro em espécie e ingressaram no patrimônio pessoal dos investigados.

Outros indícios da participação do ex-presidente se deve ao fato das joias terem sido levadas ao exterior durante viagens de Bolsonaro em aviões da FAB (Força Aérea Brasileira).

“Os valores obtidos dessas vendas eram convertidos em dinheiro em espécie e ingressavam no patrimônio pessoal do ex-presidente da República, por meio de pessoas interpostas e sem utilizar o sistema bancário formal, com o objetivo de ocultar a origem, localização e propriedade dos valores”, diz um trecho da manifestação da PF ao STF.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link