Advogado de Cid recua e diz que confissão “não tem nada a ver com joias”

Atualizado em 18 de agosto de 2023 às 12:24
Mauro Cid e Jair Bolsonaro. Foto: Reprodução

O advogado Cezar Bitencourt, que defende o tenente-coronel Mauro Cid, recuou e afirmou que a confissão de seu cliente não vai tratar do esquema de joias. Segundo a revista Veja publicou nesta quinta (17), o ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro teria decidido entregar o ex-presidente no caso.

“Não tem nada a ver com joias! Isso foi erro da Veja, não se falou em joias”, afirmou o advogado criminalista ao Estadão. Ele assumiu a defesa de Cid na última terça (15) e no dia seguinte indicou que a nova estratégia seria mostrar que ele apenas cumpria ordens.

“Essa obediência hierárquica para um militar é muito séria e muito grave. Exatamente essa obediência a um superior militar é o que há de afastar a culpabilidade dele. Ordem ilegal, militar cumpre também. Ordem injusta, cumpre. Acho que não pode cumprir é ordem criminosa”, afirmou na ocasião, em entrevista à GloboNews.

Cezar Roberto Bitencourt, advogado de defesa de Mauro Cid. Foto: Reprodução/CNN Brasil

Preso preventivamente há três meses por suspeita de participação no esquema de fraude nos cartões de vacinação, Cid também é investigado no caso da suposta venda de presentes oficiais recebidos pelo ex-presidente no exterior. A Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão na última sexta (11).

O tenente-coronel foi um dos alvos da operação da PF, junto de seu pai, o general da reserva Mauro César Lourena Cid; o segundo tenente Osmar Crivelatti; e o advogado da família Bolsonaro, Frederick Wassef. A corporação aponta que o ex-presidente foi beneficiário do esquema e que ele teria lucrado R$ 1 milhão com ele.

Ontem, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a quebra dos sigilos bancário e fiscal de Bolsonaro e da ex-primeira-dama Michelle. A medida foi solicitada pela PF.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link