analise

Agora, deixe que Lula se encarregue de Bolsonaro. Por Moisés Mendes

Presidente Jair Bolsonaro, pré-candidato as eleições deste ano, suas declarações recentes ainda permeiam deslegitimação as urnas e instituições federais, juntamente com ataques a ministros e à oposição.
Foto: Rodrigo Machado

Por Moisés Mendes

A pior coisa que poderia acontecer agora para a democracia, a quase dois meses da eleição, seria a transformação de um traste em mártir da extrema direita.

Se for submetido a um cerco de instituições tardias, Bolsonaro pode arranjar o pretexto que busca para saltar fora e desencadear uma série de fatos só aparentemente imprevisíveis.

Quais fatos? Todos que possam provocar o caos e, nos desdobramentos que ele imagina, transformá-lo em ditador, herói ou mártir.

É desconfortável imaginar que só agora, quando o sujeito sabe que será derrotado, estejam sendo erguidas com vigor algumas vozes legalistas na tentativa de enquadrar o criminoso.

O terrorista comete um crime eleitoral por dia, todos com acinte. Há muito tempo o que ele mais faz é desafiar leis e normas de uma campanha antecipada desde que assumiu.

Bolsonaro já atacou ministros do Supremo de forma reiterada, sem que nada de efetivo para contê-lo tivesse sido tentado.

Agrediu todo o Supremo, não só com palavras, ao desafiar a condenação do deputado Daniel Silveira com um perdão que foi empurrado para a área das controvérsias jurídicas.

Incentiva a morte de inimigos políticos, despreza os que são assassinados sob o comando da sua voz e a cada semana oferece mais uma surpresa.

A reunião com os embaixadores, por mais que tenha sido uma barbeiragem política de pré-derrotado, foi mais uma provocação aos que ainda tentam adverti-lo.

Bolsonaro produz fake news no mesmo ritmo em que produzia antes de Alexandre de Moraes alertar que o TSE não iria admitir que candidatos propagassem mentiras. Pré-candidato pode?

O maior erro político hoje seria interromper a caminhada de Bolsonaro em direção à derrota e à sua morte política. Nem as ruas, que fracassaram até agora por falta de quórum, devem ser requisitadas numa hora dessas.

Tentar contê-lo agora equivale a oferecer desculpas para que ele aperte antes do tempo algum dos botões da esculhambação programada.

Bolsonaro avisa que vai desencadear ações violentas depois de derrotado. Mas é preciso que, antes, seja derrotado. E no primeiro turno.

As instituições e a oposição não podem oferecer ao encurralado nenhuma chance de fugir da eleição, sob quaisquer pretextos.

É preciso cecá-lo no canto e fazer com que vá até o fim, mesmo porque nada indica que, por ação de qualquer frente, no Congresso, no Ministério Público, no TSE ou no Supremo, seja possível interditar seus movimentos e muito menos tirá-lo do cargo.

O que Bolsonaro quer é, com outra versão, uma nova facada, o imponderável que desta vez o salve do pior, que é enfrentar Lula.

Não ofereçam pretextos a Bolsonaro a essa hora do jogo. Não busquem novas provas de crime eleitoral ou de abuso de poder.

O que mais existe contra Bolsonaro são provas e mais provas que nunca usadas contra ele.

Não caiam na armadilha de fragilizar Bolsonaro para no fim fortalecê-lo, agora que é apenas um traste em busca de apoio que não existe.

Esqueçam a ameaça da terceira via. Não é esse o risco com a antecipação do fim de Bolsonaro.

O risco é a concessão de habeas corpus antes da eleição. Deixem Bolsonaro seguir seu rumo até a beira do penhasco, para que a democracia se vingue do golpe contra Dilma e da prisão de Lula.

(Texto originalmente publicado em Blog do Moisés Mendes)

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Moisés Mendes

Moisés Mendes é jornalista em Porto Alegre, autor de “Todos querem ser Mujica” (Editora Diadorim) - https://www.blogdomoisesmendes.com.br/

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Moisés Mendes

Recent Posts

Consumidor paga mil vezes menos por joia de ouro com diamantes de marca de luxo

Rogelio Villarreal, um cirurgião residente no estado de Tamaulipas, no México, ficou surpreso ao deparar-se…

13 minutos ago

De origem judia, candidata à presidência dos EUA é presa em ato pró-Palestina

Jill Stein, candidata nas eleições presidenciais do EUA pelo Partido Verde, foi detida no último…

57 minutos ago

Casas Bahia renegocia dívida com bancos e CEO comemora: “Bastante satisfeitos”

O grupo Casas Bahia anunciou ao público neste domingo (28) a conclusão de um acordo…

1 hora ago

Atos pró-Palestina em universidades dos EUA levam mais de 200 à prisão

  Mais de 200 manifestantes foram detidos no sábado (27), nas universidades Northeastern, Arizona, Indiana…

2 horas ago

Brasil espera taxação de super-rico enquanto Congresso vive farra do lobby. Por Sakamoto

Por Leonardo Sakamoto É boa notícia que a proposta do governo Lula de regulamentação da primeira etapa…

3 horas ago

Paulo Nogueira Batista Jr: “Governo Lula pode ter cara de terceira via em 2026”

Economista, escritor e autor do livro “O Brasil não cabe no quintal de ninguém” (Leya,…

4 horas ago