Agredida pela mãe e abusada pelo marido: O que o feminismo fez por Palmirinha? Por Nathalí

Atualizado em 8 de maio de 2023 às 9:08
Palmirinha Onofre. (Foto: Reprodução)

A já saudosa Palmirinha, morta aos 91 anos no dia de ontem, foi muito mais do que uma apresentadora e cozinheira. Ela desafiou as injustiças de uma época em que eu – e provavelmente você – não era sequer nascida.

Aos sete anos foi morar com uma mãe adotiva, porque sua mãe biológica a agredia por ciúmes do pai. Como toda moça que não queria ficar mal falada naquela época, casou antes dos dezoito anos, sem amor, e entrou em uma relação abusiva com Mário, primeiro e único marido.

O homem levava outras mulheres pra dentro de casa e impediu que Palmirinha continuasse os estudos.

Apesar de tudo isso, ela se tornou grande. Uma figura amada e admirada por um país inteiro, um país que sequer imaginava seu árduo caminho para chegar onde chegou.

Vivemos ainda em uma sociedade patriarcal. Palmirinha se foi sem assistir a mulheres sendo realmente livres.

O que mudou de lá pra cá?

Maridos continuam impedindo suas esposas de estudarem, por mais arcaico que isso seja – eu posso falar porque já vi. Em compensação, podemos usar calça sem sermos julgadas.

Grande coisa.

O que o feminismo devolveu para mulheres mais velhas como Palmirinha? Liberdade sexual? O direito de trabalhar e continuar ganhando 30% menos? O feminismo que eu acredito inclui nossas mais velhas. Considera o que elas já viveram em um mundo muito pior que o nosso.

Se estamos aqui, brigando pelo direito de sermos ouvidas, é porque mulheres como Palmirinha – como nossas mães e avós – lutaram antes pelo direito de se vestirem como quisessem, trabalhar, estudar, usar calça jeans.

Muito respeito e amor às nossas mais velhas. Que possamos lhes devolver um mundo melhor apesar de tanta dor.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link