Alexandre de Moraes defende Mendonça e vira alvo de zombaria de ministros: “Virou parceiro do Bolsonaro?”

Atualizado em 7 de outubro de 2021 às 19:51
Alexandre de Moraes e Bolsonaro
Alexandre de Moraes rindo ao lado de Bolsonaro

Alexandre de Moraes está empenhado para que André Mendonça seja aprovado pelo Senado e ocupe uma vaga no STF. A campanha do ministro chamou a atenção de outros colegas da Corte. Isto porque o ex-advogado-geral da União foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro.

Conforme apuro o DCM, Moraes conversou com alguns aliados políticos e deixou claro que deseja que Mendonça faça parte do Supremo. E também externou esse desejo para alguns colegas de STF. O que criou certo estranhamento, porque André foi ex-ministro de Bolsonaro. E o presidente atacou o ministro inúmeras vezes.

Só que não é segredo para ninguém que Mendonça é defensor da Lava-Jato. E Alexandre também é visto como um magistrado “lavajatista”. Seria um aliado em pautas sobre o assunto.

Leia mais:

1 – Expulso do PTB, Oswaldo Eustáquio denuncia que vice-presidente do partido recebe ‘super salário’

2 – Família de acusado de estuprar crianças diz que ele não está foragido, e sim fazendo curso no exterior

3 – Açougue que vendia ossos retira placa após repercussão negativa nas redes sociais

Ministros brincam sobre Alexandre de Moraes

Só que essa articulação virou zombaria interna no STF. Uma fonte revelou ao DCM que alguns magistrados falaram, brincando, que iriam perguntar para Moraes: “Virou parceiro do Bolsonaro?”.

Apesar do bom humor, há quem não quer Mendonça no Supremo. Acreditam que, no longo prazo, trará prejuízos irreversíveis para o país. Na visão de quem é contra o indicado do presidente, um nome menos radical seria a solução. Augusto Aras, por exemplo, é visto como uma figura melhor do que o ex-advogado-geral da União.

Vale destacar que a sabatina de Mendonça no Senado ainda não tem data marcada. o presidente da CCJ, Davi Alcolumbre (DEM), é contra a aprovação do indicado de Bolsonaro. E tem segurado a pauta. Só que, nas últimas semanas, vem sofrendo enorme pressão.