Alexandre de Moraes impôs condição para aceitar general no TSE: “Sem golpismo?”

Atualizado em 14 de dezembro de 2021 às 21:13
TSE Alexandre de Moraes
Alexandre de Moraes precisou ser convencido

Alexandre de Moraes concordou com o nome de Azevedo e Silva para ser diretor-geral do TSE. Ele é ex-ministro da Defesa de Bolsonaro. E por isso o magistrado do STF rejeitou o nome dele. Só que conversas o fizeram refletir e mudar de ideia.

Conforme apurou o DCM, Moraes avisou que só colocaria Azevedo na função se ele não tivesse comportamento antidemocrático. “O ministro avisou que não aceitaria qualquer atitude ameaçadora. Sem golpismo. Essa é a ordem que o Azevedo e Silva terá que seguir”, falou um funcionário da Corte.

Na nova função, ele terá que cuidar da secretaria de tecnologia. Além de lidar com licitações e assuntos administrativos. O general da reserva tem boa relação com o Judiciário. E chegou a ser assessor especial do ex-presidente do STF Dias Toffoli.

Leia mais:

1 – Marcos do Val diz que ataques com armas em escolas nos EUA é culpa das diferenças de classes

2 – DCM Ao Meio-Dia: MP investiga a aventura de Moro na Alvarez & Marsal. Com Lenio Streck

3 – DCM Café da Manhã: MP quer saber do que vive Sérgio Moro, o ex-juiz que quebrou a economia do Brasil

Moraes foi convencido por colegas de Supremo

O ministro não tem conversado com Bolsonaro. E não demonstra qualquer interesse em dialogar com o Poder Executivo Federal. O nome de Azevedo e Silva perdeu a rejeição de Moraes depois que outros magistrados entraram em ação. Um deles foi Toffoli, que gosta do ex-chefe da pasta da Defesa do governo.

“Apesar de ter feito parte da gestão bolsonarista, o Azevedo conseguiu manter boa relação com muitos ministros do Supremo. E agora ele usou isso a seu favor. Tanto que garantiu que seguirá dentro das quatro linhas da Constituição”, acrescentou o servidor.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link