Alexandre Frota tenta suspender Pix e pede regulamentação: “Se tornou uma dor de cabeça pra Segurança Pública”

Atualizado em 30 de setembro de 2021 às 17:31
Veja o Alexandre Frota
Alexandre Frota. Foto: Reprodução/Instagram

A Coluna de Guilherme Amado no Metrópoles diz que o deputado Alexandre Frota, do PSDB de São Paulo, apresentou nesta quinta (30) um projeto para suspender as transferências por Pix até que o mecanismo seja regulamentado pelo Banco Central. Frota explicou a proposta ao DCM.

LEIA MAIS:

1 – Conheça o Crítica Nacional, de Paulo Enéas, site bolsonarista de fake news financiado por Fakhoury

2 – Lula lidera com folga corrida eleitoral, diz Ipespe; Veja números

3 – MBL quer Moro candidato e oferece máquina de fake news que fez nascer bolsonarismo

Qual é a ideia de Alexandre Frota?

Deputado defende que a regulamentação traga uma responsabilização aos bancos por transferências ilegais. A ideia está repercutindo nas redes sociais porque o Pix é uma forma de transferência monetária mais ágil e sem taxa por parte das instituições bancárias.

“A ideia do Pix é sensacional. Os bancos ofereceram para os seus clientes um serviço do qual eles não se responsabilizam diante dos assaltos, mortes, sequestros-relâmpagos.

A ‘quadrilha do Pix’ virou uma dor de cabeça para a Segurança Pública e para os brasileiros. Ninguém quer acabar com o Pix. Nós queremos que o Banco Central se responsabilize e faça regras e seja responsabilizado.

Uma vez que oferecem, eles são responsáveis pelo serviço. Eu conversei com o presidente do Procon, o Capez, e eles precisam dar garantias. Eles precisam garantir o funcionamento desse serviço.

Você, se for sequestrado, perde o seu dinheiro, pode perder a vida, tem sua família ameaçada e o banco diz que nada pode fazer. Como assim, nada pode fazer?

Não é acabar com o Pix, é regulamentar o Pix. Proteger o cidadão brasileiro, nada mais. O Banco Central é responsável pelo serviço que fornece. Não podemos continuar assistindo famílias sendo assassinadas por causa do Pix; Ouvi caso de uma menina, com a mãe no carro, que disseram que iam cortar o dedo dela se não fizesse o Pix”, disse Frota ao DCM.