Guerra híbrida: analista dos EUA faz paralelo entre Ucrânia e o golpe em Dilma

Atualizado em 25 de fevereiro de 2022 às 18:01
Segundo analista político estadunidense baseado em Moscou, as manobras dos EUA na Ucrânia levaram forças de extrema direita ao poder. Foto: Divulgação.

É possível comparar a ingerência indireta dos Estados Unidos na Ucrânia com os protestos ocorridos no Brasil a partir de 2013, que culminaram no impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), alegou Andrew Korybko, analista político estadunidense baseado em Moscou. 

“O Brasil e a Ucrânia foram ambos vitimados pelas guerras híbridas dirigidas pelos Estados Unidos com o objetivo de fortalecer a hegemonia unipolar norte-americana”, disse ele, em entrevista ao UOL.

Leia mais:

1- EUA “aumentam tensões e criam pânico” ao impor sanções à Rússia, diz China

2- VÍDEO: Reinaldo Azevedo diz que golpe contra Dilma foi um erro

3- EUA pressionam Bolsonaro para que Brasil ajude a impor sanções à Rússia

EUA levou forças de extrema-direita ao poder na Ucrânia, diz analista

Mas não é só. Korybko define ainda tanto as ações dos EUA, por meio das chamadas “guerras híbridas”, como a expansão da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) no Leste Europeu, como catalisadoras do conflito Rússia-Ucrânia.

Em outras palavras,  as manobras dos EUA na Ucrânia levaram “essas forças de extrema-direita ao poder, as quais ameaçaram a minoria russa indígena [povos originários que habitam a região de Donbass devido à ideologia fascista das novas autoridades, que glorificam aqueles que colaboraram com a Alemanha nazista”.

Entenda o que são guerras híbridas

Segundo o analista, guerras híbridas são uma combinação de “revoluções coloridas” (que são incitações populares) com guerras não convencionais, entre os quais podemos citar ataques cibernéticos, contendas judiciais e retaliações econômicas.

O objetivo final, no entanto, seria o mesmo de uma guerra tradicional: substituir governos que não estejam alinhados aos interesses dos EUA.

De acordo com ele, no Brasil, a guerra híbrida teria se concentrado, principalmente, no chamado ‘lawfare’. Ou seja, na manipulação de instrumentos legais, a fim de remover seu governo multipolar democraticamente eleito e legítimo.

Já na Ucrânia, a estratégia foi organizada com base no que chama de “terrorismo urbano de extrema-direita”, conhecido hoje como a Revolução Colorida.

Quem é Andrew Korybko?

Andrew Korybko é um jornalista, analista de geopolítica russo, conselheiro do Strategic Studies and PredictionsSeu livro publicado em português Guerra Híbrida: das revoluções coloridas aos golpes aborda justamente os elementos que  levaram às quarta geração e revoluções coloridas. A obra analisa ainda a proliferação do uso das redes sociais e disseminação das fake news.