“Anarcocapitalismo” do argentino Javier Millei é “chorume da vida política”, diz Pedro Serrano

Pedro Serrano falou sobre o extremista ao programa DCM Ao Meio-Dia

Atualizado em 20 de agosto de 2023 às 11:55
Javier Milei, o candidato da extrema direita argentina — Foto: Luis Robayo/AFP
Javier Milei, o candidato da extrema direita argentina — Foto: Luis Robayo/AFP

Surpresa nas primárias para candidatos à Presidência da Argentina, o economista Javier Milei do La Libertad Avanza (em português, A Liberdade Avança) liderou com 30,4% dos votos no dia 13 de agosto de 2023. Ele defende fechar o Banco Central do país, trocar o peso pelo dólar dos EUA, cortar relações com a China e venda de órgãos e crianças.

Para comentar a ascensão desse extremista, o jurista Pedro Serrano, professor pela PUC-SP, fez algumas considerações ao DCM Ao Meio-Dia.

Serrano lembrou do economista novaiorquino Murray Newton Rothbard, que foi seguidor da chamada Escola Austríaca de Ludwig von Mises e o primeiro intelectual a utilizar a expressão anarcocapitalismo em 1940, definindo-se como libertário. Rothbard é autor de livros como “Indivíduo, Economia e Estado” (1962), “Esquerda e Direita: Perspectivas para a Liberdade” (1972) e “Anatomia do Estado” (1974).

Veja os principais trechos da entrevista com Serrano.

Pedro Serrano
Pedro Serrano. Foto: Divulgação/PUC

“Anarcocapitalismo não defende direitos e sim privilégios”

Falei disso aqui no DCM várias vezes sobre o comércio de crianças e pedofilia.

São exemplos dentro do chamado anarcocapitalismo. Tem a questão da venda de órgãos. Entender isso é importante para mostrar a visão de mundo dessa gente.

Para eles está tudo à venda. É gente extremamente cruel e depravada que não tem nenhum tipo de preocupação com a dignidade humana. Uma das piores excrescências que há no mundo político no mundo todo.

É muito grave isso. Leiam Murray Rothbard, que é um dos principais pensadores deles. É um economista e filósofo americano que é meio pai dessas doutrinas anarcocapitalistas.

Rothbard é o mais maluco dessa turma toda. Defende claramente o comércio de crianças e o comércio de órgãos. Defende a liberdade dos pedófilos poderem reivindicar seus direitos.

Ele acredita que o pai é dono da criança, pode vender e pode alugar o corpo. Rompe com certos limites de dignidade humana. A universalização da mercadoria é abusiva e está fora de qualquer propósito da lógica do liberal.

Anarcocapitalistas não têm a lógica de liberdade ou de ser dono de seu corpo. Para eles, uma pessoa pode sim ser dona do corpo do outro. A propriedade é possível em relação à existência do outro.

Portanto, eles propõem privilégios e não direitos. Só que de uma forma extremamente cruel.

Na Idade Média existiam os privilégios e os limites que a própria religião impunha. Esses mecanismos atrasados impunham limites à mercadoria. Nem tudo poderia ser comercializado.

Anarcocapitalistas não têm limites, né? Se a criança está ali enfraquecida, é porque está em desenvolvimento, submetida à força pelo pai. Para eles, azar o dela. Ela vai depender da vontade do pai. A vontade do pai é absoluta. O pai pode vender, pode alugar o corpo, e isso mostra que eles querem claramente o comércio de crianças.

A maioria das pessoas nunca leu Murray Rothbard. Não teve interesse. Eu sou meio curioso e acabo lendo essas coisas. Fiquei muito preocupado quando vi quem ele é.

Rothbard é muito pior do que falam sobre ele. É o mau extremo encarnado. Essa forma de pensar é muito perigosa. Isso para a vida humana é muito perigosa. Não é só um louco.

É uma forma de pensar extremamente perversa, desumana, sem nenhum limite do outro.

É muito grave isso. Não estamos falando de uma coisa normal. E tem gente chamando isso de direita. Desculpa, mas é uma ofensa à direita. Essa gente não tem limites.

Pega o [economista] Milton [Friedman]. Ele apoiou ditaduras na América Latina. Mas a realidade é que o Milton teve limites. Propôs por exemplo uma renda de cidadania para poder resolver o problema da miséria.

Friedman não pensou em vender órgãos para resolver a pobreza. Não pensou que o pobre deveria vender seu rim. Alguém assim não vai ter menor dúvida em matar gente para manter a moeda estável.

Não vai ter menor vacilo em fazer isso. O dinheiro está acima de tudo.

Eu estou meio chocado que um terço da sociedade argentina está apoiando esse tipo de pensamento que é pior do que o bolsonarismo. Um pensamento que é melhor elaborado, de pensadores que são elaborados, articulados.

É uma tragédia isso que está acontecendo.

“Os anarcocapitalistas são o chorume da vida global”

Teve gente defendendo esse absurdo na Holanda. Chegaram a defender a existência de um partido pedófilo e ele chegou a existir por um tempo. Propunha que cada um tem direito a fazer o que quiser com o seu corpo e não tem sentido você impedir uma criança de se relacionar nessa lógica.

Javier Milei é um defensor da venda de órgãos. Defendeu explicitamente como uma forma do pobre se capitalizar. Ou seja, é gente absolutamente bárbara, que trata o ser humano de uma forma absolutamente indigesta.

Eu sou crítico do pensamento liberal, mas eu diferencio. Os liberais não são assim. Eles construíram certas formas de ideias que são muito importantes.

Foram muito importantes para o avanço da humanidade. Anarcocapitalistas é o que tem de pior no mundo. É o chorume da vida política.

São cruéis. Eles tratam o outro de forma absolutamente indigna. Eles se consideram uma elite natural, como qualquer reacionário.

Acham que são uma elite que teria o direito de dominar o resto da sociedade de forma eterna. Acham isso pelo simples fato de se considerarem superiores etnicamente, geneticamente, intelectualmente e moralmente.

É um imenso atraso. A Argentina está indo nesse caminho, né?

“É pior do que o bolsonarismo, porque é bem mais elaborado”

A rigor, as duas coisas não são o mesmo filme. São semelhantes, são ambos de extrema direita e não são de direita.

Esses anarcocapitalistas tem um perfil próprio dentro da extrema direita. Isso não é um fenômeno de uma categoria só. Há várias linhagens de pensamento extrema direita.

Essa é uma delas. Aquele [youtuber] Monark tem essa linha. E o problema é que essa forma de ideologia capitalista é extremamente cruel e defende não direitos.

Defende privilégios, porque a noção de direito é uma noção sempre universal. A ideia de um direito é você ter uma prerrogativa que seja exercida por todos.

Você tem que equacionar a forma com que cada um exerce o direito, sem invadir o do outro. O que é uma lógica liberal antiga e não é libertária. A liberdade é o ser dono do meu corpo e não poder ser dono do corpo do outro.

Veja a live completa abaixo.

Participe de nosso grupo no WhatsApp,clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link