Anistia Internacional lista erros na investigação do crime contra Marielle e Anderson

Atualizado em 13 de março de 2024 às 20:55
Montagem de fotos de Marielle Franco e Anderson Gomes em preto e branco
Marielle Franco e Anderson Gomes foram assassinados em 2018 – Reprodução

Na quinta-feira (14), celebra-se a memória de Marielle Franco e Anderson Gomes, vítimas de um crime que chocou o Brasil e o mundo. Seis anos após o assassinato brutal, a Anistia Internacional lança um documento sobre os principais equívocos cometidos pelas autoridades brasileiras, seja por ação ou omissão, na busca pela verdade e justiça neste caso.

Morosidade na Solução do Caso: A investigação do assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes tem sido marcada por uma lentidão perturbadora. A Anistia Internacional destaca a necessidade urgente de acelerar o processo investigativo para garantir justiça às vítimas e suas famílias.

Controle Frágil de Armas e Munições: A falta de controle eficaz sobre armamentos e munições de uso exclusivo das forças estatais brasileiras é apontada como uma lacuna significativa. Essa falha abre espaço para ações violentas e criminosas, como a que resultou na morte da vereadora e do motorista.

Interferências nas Investigações: Denúncias de interferências externas que visam desviar as investigações para erros são preocupantes. A Anistia Internacional ressalta a importância de proteger a integridade das investigações contra influências externas e garantir sua imparcialidade.

Marielle Franco em pé, falando em microfone com expressão séria
Marielle Franco – Reprodução/Agência Brasil

Instabilidade nas Autoridades Responsáveis: A constante troca de autoridades encarregadas da resolução do caso contribui para a falta de continuidade e eficácia nas investigações. É fundamental estabelecer uma liderança estável e comprometida com a elucidação deste crime hediondo.

Participação dos Familiares nas Investigações: A falha em garantir o direito à participação dos familiares das vítimas nas investigações é uma questão crítica. A Anistia Internacional destaca a importância de envolver e apoiar ativamente os familiares de Marielle e Anderson durante todo o processo investigativo.

Proteção de Defensores dos Direitos Humanos: A segurança e proteção dos defensores dos direitos humanos são fundamentais para o funcionamento eficaz da justiça. A falha na proteção desses indivíduos coloca em risco não apenas suas vidas, mas também o avanço da causa dos direitos humanos no Brasil.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link