Destaques

A anistia alemã aos nazistas e o pós-Bolsonaro. Por Rudá Ricci

Jair Bolsonaro e Adolf Hitler. (Crédito: AFP/Hulton Deutsch)

O cientista político Rudá Ricci escreve sobre a história da Alemanha nazista e o Brasil tomado por Bolsonaro e o bolsonarismo, traçando paralelos.

LEIA MAIS:

1 – Sérgio Camargo agora quer mudar nome da Fundação Palmares para Princesa Isabel

2 – Além de reforma trabalhista, Lula quer mudar política de preços da Petrobras

3 – Djokovic vence na Justiça australiana e poderá competir, ainda sob risco de deportação

Anistia na Alemanha e o Brasil pós-Bolsonaro

Nós, corretamente, criticamos a anistia “concedida” pelos militares que isentou criminosos do período da ditadura militar. Mas não é um erro apenas brasileiro. Aconteceu algo do gênero na Alemanha pós-guerra que poucos comentam.

É para pensar desde já: como lidaremos com os crimes do bolsonarismo?

Uma parcela considerável dos alemães, mesmo com o final da guerra, não se dava conta dos crimes cometidos durante o governo nazista. Eram os ” Mitläufer”, cuja tradução seria “seguidores”, pessoas que se “deixaram levar pelas ondas”. Entre agosto de 1949 e março de 1950, Hannah Arendt ficou horrorizada com a “falta generalizada de sensibilidade” que encontrou em seu país de origem, a Alemanha onde a “maldade escancarada” era dissimulada. Arendt havia se exilado nos EUA, como muitos intelectuais alemães que fugiram do horror nazista.

Os psicanalistas Alexander e Margarete Mitscherlich sugeriram que havia um sentimento de recusa (o livro que publicaram levou o título de “A incapacidade de sofrer”) em função do trauma de terem perdido a figura idealizada de autoridade, Hitler.

Pois bem, o resultado prático dessa “recusa em criminalizar o passado” foi o perdão progressivo aos nazistas. Konrad Adenauer estimulou a aprovação de leis que “deixassem o passado no passado”. A primeira medida que o novo Bundestag aprovou foi de anistia a dezenas de milhares de nazistas. Em 1951, uma lei apelidada de “131 Gesetz” reintegrou mais de 300 mil funcionários públicos e militares que haviam sido exonerados pelas forças aliadas. Muitos com comprovada relação com crimes cometidos pelo nazismo.

Adenauer dizia que era hora de “acabar com essas chicanas em relação aos nazistas”. Grande parte dos anistiados era composta por professores, juízes e promotores. Em outras palavras, quem havia ensinado a superioridade ariana, agora ensinaria as virtudes da democracia. Juízes passaram a postergar e arquivar processos contra nazistas. Investigações eram atrasadas ou arquivadas.

Em 1954, uma nova lei de anistia, sob influência do Partido Liberal (que dirigia o Ministério da Justiça), foi aprovada. Surgia um tal conceito de “obediência em estado de emergência” que tirou os acusados da linha de responsabilidade.

Finalizo este brevíssimo artigo recomendando o livro “Os Amnésicos”, escrito por Géraldine Schwarz. Um relato e análise comoventes do cotidiano vivido pelas famílias alemãs e judias no período nazista (incluindo o pré e o pós).

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Rudá Ricci

Cientista político formado em Ciências Sociais pela PUC-SP, com mestrado em Ciência Política pela Unicamp. Doutor em Ciências Sociais pela mesma instituição. Presidente do Instituto Cultiva em Minas Gerais

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Rudá Ricci

Recent Posts

Governo Lula quer suspender dívida do RS e estuda enviar R$ 1,3 bilhão em emendas

O governo Lula vai propor a suspensão do pagamento da dívida do Rio Grande do…

25 minutos ago

“Preferia ter morrido”: como foi primeira noite de dono de Porsche na prisão

O empresário Fernando Sastre de Andrade Filho, dono de Porsche que matou motorista de aplicativo…

52 minutos ago

DCM Ao Meio-Dia: Lula reage ao caos de RS e critica Bolsonaro: “Quando teve cheia na Bahia, ele estava no jet ski”

AO VIVO. Kiko Nogueira e Pedro Zambarda fazem o giro de notícias. Entrevista com o…

57 minutos ago

MP denuncia Gabriel Monteiro por abuso de poder

O Ministério Público do Rio (MPRJ), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Investigação…

1 hora ago

VÍDEO – Lula critica fake news bolsonarista sobre enchentes no RS: “Gente apostando na desgraça”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou, nesta terça-feira (7), aqueles que têm…

2 horas ago

AO VIVO: Lula participa do programa “Bom dia, Presidente”

https://www.youtube.com/watch?v=hT2GvhCdqHs Nesta terça-feira (07), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa ao vivo…

3 horas ago