Destaques

Antenas de empresa de Musk são usadas ilegalmente em países em guerra; entenda

Elon Musk em evento da Space X. Foto: reprodução

A Starlink é apresentada com uma suposta e ambiciosa iniciativa de levar internet de alta velocidade da SpaceX para os locais mais remotos do planeta. Fundada pelo bilionário Elon Musk, a empresa promete conectar o mundo inteiro com sua rede de satélites. Uma investigação da Bloomberg News descobriu que a tecnologia está sendo amplamente utilizada em países onde o serviço é ilegal, levantando sérias preocupações sobre segurança e controle.

Em territórios assolados por conflitos como o Iêmen, onde a internet é censurada e lenta, o Starlink tem sido utilizada para o acesso de muitos moradores. Mesmo enfrentando riscos de confronto com facções rivais, as pessoas estão dispostas a arriscar tudo por uma conexão mais rápida e confiável.

“É profundamente preocupante porque é desregulamentado e liderado por uma empresa privada”, disse Emma Shortis, pesquisadora sênior em assuntos internacionais e de segurança. “Não há responsabilidade sobre quem tem acesso e como está sendo usado”, completou.

A disponibilidade generalizada do Starlink em mercados ilegais levanta questões sobre o controle da empresa sobre seu sistema. Embora a SpaceX afirme investigar e desativar terminais ilegais, a falta de regulamentação e cooperação internacional torna difícil a aplicação eficaz.

Modelo de antena Starlink. Foto: reprodução

A Starlink não é apenas uma ferramenta de comunicação; tornou-se vital para operações militares e de defesa. Tanto os Estados Unidos quanto a Ucrânia têm usado a tecnologia em suas estratégias de guerra, mas alegações recentes sugerem que até mesmo adversários como a Rússia estão explorando o serviço para seus próprios fins.

Em regiões com conectividade irregular, o mercado paralelo do Starlink se desenvolve com rapidez e facilidade. Mesmo em países onde o serviço não é legal, como na África do Sul, os terminais estão disponíveis no mercado negro, alimentando uma demanda crescente por uma conexão mais rápida e confiável.

O controle do Starlink em zonas de conflito e áreas sob sanções internacionais apresenta desafios significativos. Enquanto alguns países como Israel receberam garantias de que a SpaceX pode desativar terminais ilegais, outros, como o Iêmen, continuam a operar livremente, desafiando as autoridades locais.

Apesar das preocupações, a SpaceX continua expandindo seu alcance, buscando fechar acordos com governos para operar legalmente em seus territórios, como foi feito no Brasil durante o governo de Jair Bolsonaro (PL). Com parceiros locais e planos de expansão ambiciosos, o Starlink poderia transformar a conectividade global, mas não sem enfrentar desafios de segurança e regulamentação.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
Augusto de Sousa

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Augusto de Sousa

Recent Posts

AO VIVO: TSE julga cassação de Sergio Moro

https://www.youtube.com/watch?v=aLqc9TxqSiw   O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) inicia o julgamento, nesta quinta-feira (16), das duas…

29 minutos ago

“Nunca perguntei partido”, diz Pimenta sobre críticas de politização da tragédia no RS

Em entrevista ao Globo, Paulo Pimenta, ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da…

1 hora ago

Morre aos 69 anos o jornalista esportivo Antero Greco, da ESPN

Nesta quinta-feira (16), o mundo do jornalismo esportivo perdeu um de seus ícones, Antero Greco,…

2 horas ago

VÍDEO: Vereador bolsonarista sugere cortar árvores para “evitar deslizamentos” no RS

O vereador bolsonarista Sandro Fantinel (PL-RS) anunciou, na última terça-feira (14), em sessão na Câmara…

2 horas ago

Jornalista bolsonarista ex-diretor da Veja é condenado à prisão por ofensa à mulher de Chico Buarque

A Justiça condenou o jornalista bolsonarista José Roberto Guzzo, ex-diretor da Veja, por difamação contra…

2 horas ago

STF manda intimar Eduardo Bolsonaro em ação de Daniela Mercury

O ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), acatou um pedido da cantora…

3 horas ago