Anvisa libera CoronaVac para crianças acima de 6 anos

A vacina da Pfizer era a única liberada para crianças a partir de 5 anos

Atualizado em 20 de janeiro de 2022 às 13:42
CoronaVac
Vacina CoronaVac. Foto: Reprodução

A Anvisa formou maioria nesta quinta-feira (20) para liberar o uso da vacina contra a Covid-19 da CoronaVac em crianças de 6 a 17 anos. Por unanimidade, os cinco diretores do órgão votaram favoravelmente à aprovação durante videoconferência para avaliar um pedido para uso emergencial do imunizante feito pelo Instituto Butantan.

O Butantan buscava licença para imunizar a faixa a partir de 3 anos, mas a agência optou por aguardar até que mais estudos sejam apresentados sobre crianças abaixo dos 6. O primeiro pedido do Butantan foi enviado em julho de 2021 e foi negado porque os dados dos estudos apresentados naquele momento foram considerados insuficientes.

A segunda solicitação foi protocolada em dezembro. Desde então, Anvisa e Butantan realizaram uma sequência de reuniões e mais de 10 estudos sobre o imunizante foram entregues para a agência.

Leia também:

1; TCU ganha destaque nas eleições por julgamentos sobre Bolsonaro e Moro

2; Pandemia; 43% dos brasileiros veem perdas irrecuperáveis na educação

3; Alexandre de Moraes ordena nova investigação contra sites bolsonaristas

E agora com a CoronaVac?

Na prática, com a aprovação da CoronaVac para crianças, haverá oferta maior de vacinas para, uma vez que o Instituto Butantan já tem armazenado 10 milhões de doses prontas.

Hoje, apenas a vacina da Pfizer está liberada para crianças a partir de 5 anos, mas as doses vêm desembarcando no Brasil em remessas vindas do exterior em quantidade ainda insuficiente para imunizar todas as faixas de idade infantil.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.