Anvisa sinalizou positivamente para autoteste de Covid-19, afirma Queiroga

Segundo ministro, pasta não se opõe à venda em farmácias, mas descarta como política pública

Atualizado em 10 de janeiro de 2022 às 22:20
Queiroga
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Nesta segunda-feira (10), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse em entrevista coletiva que a Anvisa “sinalizou positivamente” para a liberação do autoteste de Covid-19.

“A Anvisa já sinalizou positivamente e solicitou ao Ministério uma política pública. Mas há muitos medicamentos que são aprovados, mas não entram como política pública. Se já é complexo ter o teste feito por um profissional de saúde, imagina em um País com 200 milhões de pessoas, vamos ter a rastreabilidade?”, disse.

Queiroga disse ainda que existe a possibilidade dos autotestes serem vendidos nas farmácias, mesmo sem distribuição pelo Ministério da Saúde. “Isso é muito possível e o Ministério sinaliza positivamente que a população possa ter acesso a esses testes”.

Leia também: 

1- Mulher tenta suicídio após matar filhos de 6 e 3 anos a facadas e é presa

2- Chuvas em MG aumentam e helicóptero do Corpo de Bombeiros resgata 33 pessoas

3- Bolsonaro ameaça e diz que não vai aceitar ser banido da web: “Jogo baixo”

Venda de autoteste de Covid-19 é proibida no Brasil

O autoteste é um exame rápido de antígeno que pode ser feito pela própria pessoa, sem necessidade de ir à farmácia, laboratório ou hospital. A sua venda é proibida no Brasil, porém são usados como estratégia de política pública em países da Europa e nos Estados Unidos.

Entre os dias 27 de dezembro e 2 de janeiro, a procura por testes de covid-19 em farmácia registraram alta de 50% na comparação com a semana anterior, de acordo com aAssociação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias. No período, a quantidade de resultados positivos saltou de 22 mil para 94 mil.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.