Ao DCM TV, Renato Freitas anuncia que irá concorrer à vaga de Moro no Senado

Atualizado em 20 de março de 2024 às 22:08
Renato Freitas sorrindo, olhando pra câmera e assinando livro
O deputado estadual Renato Freitas – Reprodução/Câmara Municipal de Curitiba

No Essencial do DCM TV desta quarta-feira (20), o deputado estadual Renato Freitas (PT) anunciou que pretende se candidatar ao Senado caso Sergio Moro (União) tenha seu mandato cassado. De acordo com o parlamentar, ele quer concorrer ao cargo para confrontar “hipócritas” que usam suas esposas para defender seus interesses, se referindo ao fato de Rosângela Moro (União) ter transferido seu domicílio eleitoral para o Paraná visando uma possível candidatura.

“Eu decidi que eu vou fazer essa disputa, vou fazer essa disputa para confrontar esses hipócritas. E olha o nível do machismo e da instrumentalização que a extrema direita faz com as mulheres. O Dallagnol, por estar inelegível, aquele corrupto, que agiu criminosamente na Operação Lava Jato, que se associou aos interesses do imperialismo estadunidense pra saquear a Petrobras e as empresas públicas de um modo geral, vendendo o Brasil a preço de banana e posando de herói, agora tá usando a esposa dele, a senhora Dallagnol pra ser a candidata à Prefeitura de Curitiba”, iniciou.

Freitas seguiu: “Da mesma forma, o Sergio Moro, que ao que tudo indica vai ser cassado, tá colocando a Rosângela Moro, que foi eleita por São Paulo, não tinha relação alguma com São Paulo, e no meio do mandato tá pedindo pra sair e estabelecer domicílio eleitoral aqui no Paraná por conta de um projeto pessoal de poder, que não se importa com São Paulo e nem com o Brasil”.

“Eu vou me candidatar pra confrontar esses hipócritas todos e de alguma forma me colocar dentro do partido, porque o partido tem uma visão tradicional e hegemônica de política, que não nos contempla, não nos alberga, não nos abraça, não nos abriga e não nos gera laço de afetividade”, concluiu o petista, que entretanto reconhece que terá dificuldades em obter a legenda, uma vez que concorrerá internamente no PT com sua presidenta, Gleisi Hoffmann.

A deputada federal Rosângela Moro (União Brasil-PR) transferiu seu título eleitoral de volta para o Paraná, após candidatar-se, com sucesso, à Câmara dos Deputados pelo estado de São Paulo. Tal movimentação a permitiria candidatar-se para a vaga de seu marido, o ex-juiz Sérgio Moro, caso venha a ser cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral paranaense.

A volta de Rosângela Moro ao Paraná adiciona uma nova camada de complexidade ao cenário político local. Enquanto apoiadores do casal alegam que a mudança de domicílio foi por razões logísticas, já que Sergio Moro foi eleito pelo estado e mantém residência em Curitiba, eles também expressam confiança na não cassação de Moro, sugerindo que Rosângela não teria intenção de substituí-lo como candidata.

O julgamento de Sergio Moro está agendado para 1º de abril no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), onde ele enfrenta acusações de abuso de poder econômico, caixa dois e uso indevido dos meios de comunicação durante a pré-campanha de 2022.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link